12 de agosto de 2011

68 - ALEX entrevista JOVANÍ GIL ANDRADE

Jovani Andrade
Nossa entrevistada de hoje é Administradora Hospitalar, Assistente Social, Pós-Graduada em RH e em Economia em Saúde.
É também Escritora e vai nos falar bastante sobre Educação Espírita Infantil, Oratória, Comunicação e muito mais!
Ela é a Jô, a Jovaní Gil Andrade.

ALEX - Quando se deu seu primeiro contato com a Doutrina Espírita Cristã?

JÔ - Desde criança, na minha infância já ouvia falar de Allan Kardec e Dr.Bezerra de Menezes, uma das minhas irmãs, a que cuidou de mim, era Espírita.
Sempre tive admiração pela Doutrina e sempre que tinha oportunidades, mantinha contatos com Espíritas, porém eu creio que trouxe este conhecimento de outras passagens com certeza, porque muitas vezes em estudo com Roosevelt, não era desconhecido, estava somente relembrando.

Passei a buscar maior entendimento quando conheci o Roosevelt, há mais ou menos sete anos.

Estarei respondendo suas questões com o intuito de colaboração como alguém com grande experiência no trato com pessoas, mas com pouca vivência e experiência do Espiritismo, porém com desejo de ser melhor, de mudar meus pensamentos e atitudes, aqueles que não estão convergindo com os ensimentos de Jesus e de Kardec.

ALEX - Você falou de Roosevelt Adolphato Tiago...

JÔ - Roosevelt iniciou na Doutrina por volta dos 14 anos de idade.

É um grande conhecedor e adimirador de Kardec.
Procura praticar a doutrina no seu dia a dia e em suas atitudes, é claro na presença do Espiritismo.

ALEX - Quem é este companheiro, escritor e orador extraordinário para você?

JÔ - É a pessoa que me auxiliou a ver a vida com outros olhos. Abriu minha antena parabólica para muitos acontecimentos. Considero uma pessoa especial, muito comprometido com a Doutrina e grande divulgador. Honesto, inteligente e que pensa e colabora com muita gente.

ALEX - Vocês escreveram juntos dois livros. Vem mais por aí?

JÔ - Nossa vida está altamente agitada por conta dos trabalhos profissionais e trabalhos para a Doutrina, porém temos pelo menos dois projetos engatilhados de novos livros.


ALEX - O que seu livro de auto-ajuda "A Busca" quer transmitir aos leitores?

JÔ - Que a fortaleza está dentro de cada um de nós. Que devemos nos conhecer, saber quem somos, o que queremos e para onde desejamos rumar.

Há necessidade deste auto-conhecimento para qualquer um de nós decifrarmos nossos anseios e sonhos; e a partir deste conhecimento traçar um planejamento de vida.

É mais comum darmos descrição de como os outros são e nos embaralhar quando vamos expor quem somos nós, pq muitas vezes não remetemos tempo para este auto-conhecimento, que é essencial para nos tirar do lugar onde estamos e que irá nos projetar para onde desejamos estar.

"A Busca", um livro de auto-ajuda, tem objetivo de transmitir aos leitores de que todos podemos ser mestre de nós mesmos e de que consiguimos buscar a felicidade pessoal e o destaque profissional.


ALEX - Existe sucesso profissional sem antes ter sucesso íntimo? Isto seria aquela afirmação : Ninguém alcança sucesso profissional se não tiver alegria de viver?

JÔ - Importante dizer, que as pessoas são seres humanos integrais, que não conseguimos retalhar, dividir a pessoa do ser individual em pessoal e em profissional.
     Acreditamos que a base de todos os progressos, sucessos, evoluções e o contrário destas situações desejáveis , estão assentadas seguramente no alicerce do pessoal.
     Se a estrutura de educação, ética, comportamentos positivos, respeito, forem a base do alicerce da criatura, com certeza teremos muitas possibilidades de termos sucesso tanto na vida pessoal , como na profissional.

ALEX - Como você aconselharia alguém á "falar e viver melhor"? Existe algum segredo?

JÔ - As pessoas devem observar que nossa vida de forma global, está alinhavada totalmente na comunicação.

Muitos falam de comunicação como forma de prestação de serviço ou de projeção, que pertença somente a determinados profissionais ou personalidades, como: professores, jornalistas, advogados, religiosos, politicos e artistas. Todos indistintamente utilizamos da comunicação para viver.E para viver melhor, temos que saber nos comunicar.

O grande segredo é que todos nós devemos observar: de que antes de qualquer pronunciamento, de qualquer natureza, tem que ser planejado, refletido, pensado o que vai se falar, pois é como aquele velho ditado: "Após atirar uma pedra ou dizer uma palavra, nenhuma das situações tem retorno". Temos que considerar uma passagem biblica onde é claro que devemos cuidar do que sae de nossa bocas, que são as palavras.

Os maiores problemas, sejam familiares ou profissionais estão assentados em falhas de comunicação. Um entende diferente, daquilo que o outro falou.

Devemos nos preocupar com o entendimento das pessoas sobre nossa fala, pois o mais importante que falar, é ser compreendido.

ALEX - Na oratória, quais são as principais armadilhas encontradas?

JÔ - Uma das armadilhas:

O despreparo das pessoas que julgam que podem falar de improviso, tendo como resultados: exposições sem grandes fundamentações e um relatório de citações de personalidades.

Todo orador, em qualquer situação, deve se preparar para tal, demonstrando respeito aos ouvintes e contribuindo para manutenção de sua imagem pessoal ou profissioanal.

Outra armadilha:

O orador ficar convencido de que ninguém sabe mais do que ele, começa um desfile de colocações do que já fez, já falou, das oportunidades que teve, sem ao menos avaliar de que os ouvintes estão notando de que ele está se exibindo, "se achando" como se diz na gíria, somente querem que os holofotes estejam neles. e não está dando seu recado. Demonstrando a sua baixa auto-estima nitidamente.

ALEX - E como você enxerga hoje as oratórias espiritas?

JÔ - Vou citar dois grupos de oradores, aqueles que já estão preparados e aqueles que estão a busca da melhora contínua de exposição:

- Temos oradores excelentes, porém alguns com pouca prática no cotidiana, comparando-se com o que falam.
Falam de humildade, porém não se apresentam para públicos pequenos.
Falam de honestidade, mas se tiverem oportunidade, falam somente onde tem retornos de projeção de imagem individual.
Falam de bondade, mas nunca elogiam, parabenizam ou reconhecem a qualidade dos outros.

- Temos muito potenciais despontando e acreditamos que principalmente a troca de oradores em Casas e Centros Espíritas, farão crescer o Movimento Espírita e promover a integração de conhecimentos, porque temos muitos Espíritas que se fecham no seu universo, isolando-se do resto do planeta e isto é contrário aos objetivos de Kardec.


ALEX - E a Educação Espirita Infantil, você acredita que está devendo algo no quesito Comunicação?

JÔ - Pelo que já pude perceber, em muitas localidades a Educação Espírita Infantil - EEI, está ocupando um espaço de pequeno valor doutrinário, visto que buscam, entreter as crianças para que os pais possam assistirem ou participarem dos trabalhos. Isto é muito pouco. Logicamente que tem seu valor, porém a E.E.I. deve ser uma atividade planejada e coordenada didáticamente para alcançar o desejo e a motivação dos pequenos para serem seres humanos melhores, bondosos, caridosos, educados e honestos. Afinal o amanhã melhorado, depende de pessoas melhoradas.

ALEX - Você viajando com o Roosevelt em suas palestras pelo Brasil todo, como você vê a relação dos espiritas atuais com os ensinamentos básicos de Allan Kardec? 

JÔ - Temos muita gente preparada.
Outras grandes populações se preparando.
Vejo com bons olhos o andar da Doutrina, pois quando falamos que esta tem somente 200 anos, comparadas com outras filosofias de vida e com o próprio Crsitianismo, que tem 2011 anos, vemos que ainda é um conhecimento novo, porém alicerçado nos ensinamentos de Jesus é um conhecimento forte e que tende a se fortalecer cada vez mais.

ALEX - O Espiritismo hoje precisa resgatar algo que ficou para trás?

JÔ - Doutrinariamente não saberia identificar porque me falta conhecimento técnico, mas como critura humana, acredito que devemos buscar os alicerces já citados na resposta de sua sexta pergunta.
Devemos buscar a melhoria de nossas condutas e de nossas personalidades, pensando nas outras pessoas, praticando a empatia, pois somente assim é que promoveremos o crescimento da nossa melhora pessoal.

Sendo que no meu entendimento, o principal resgate é a preparação das crianças, que farão as diferenças no futuro se bem conduzidas no presente.


ALEX - Vamos agora fazer um pequeno Pinga-Fogo contigo!

- Solidum - Um sonho profissional e pessoal, colaborando com a divulgação do Espiritismo e dos ensinamentos para o bem, em nosso meio.
- Comunicação - A base dos relacionamentos.
- Oratória - trabalho que exige preparo e dedicação.
- Kardec - grande homem que nos trouxe respostas que até então viviam na subjetividade.
- Deus - a força, a luz, o manobrista desta sua grande CRIAÇÃO.
- Jesus - o maior lider que o planeta já conheceu, mudou o tempo e se fez presente na vida da maioria dos paises da Terra."O homem!".

ALEX - Jô, muito obrigado pela entrevista concedida. Parabéns pela sua parceria junto do Roosevelt e por essa divulgação do Espiritismo. Que nossos Benfeitores amigos continuem a lhe inspirar e aguardamos felizes a sua vinda em S.Jose dos Campos-SP. Um abraço fraterno e são suas as considerações finais!

JÔ - O Espiritismo veio para nos alimentar de que o início, o meio e o final não faz parte deste mundo, aqui somente estamos nos preparando para a transformação de comportamentos e atitudes.

Começamos a ver que tudo está na sua mais perfeita ordem e de que os acontecimentos tem suas explicações objetivas.

Fica no meu sentimento, de que precisamos ser melhores, de buscar nosso crescimento moral, porque enquanto ficarmos pensando somente nos nossos problemas e não sentir o problema da humanidade, é porque temos ainda uma longa joranada de educação para a evolução.

Grata pela oportunidade.
Abraços do coração!

Nenhum comentário: