1 de agosto de 2011

66 - ALEX entrevista JAMIRO dos SANTOS

     Antes desta entrevista, vale a pena conferir as duas postagens anteriores que antecedem esta última da Série Jerônimo, na primeira temos uma breve biografia de Jerônimo e na segunda uma entrevista com Luíza Freire, amiga íntima do médium e que viajou com ele pelo Brasil cuidando dele.

Biografia - http://alexscguimaraes.blogspot.com/2011/07/64-serie-jeronimo.html
Entrevista - http://alexscguimaraes.blogspot.com/2011/07/65-alex-entrevista-luiza-freire.html

     Nesta terceira postagem da série estamos entrevistando ele que é escritor e orador espírita.
     Em 1986 fundou o Centro Espírita Nossa Lar, em Araguari-MG, onde até hoje é diretor do mesmo.
     Também é fundador e diretor do Colégio Dom Bosco, uma escola de Ensino Fundamental.
     Escreveu dois livros que se tornaram Best-Sellers : "Os Últimos Seis Dias de Jesus" e "Depois do Calvário". Também é o autor do maravilhoso livro "Chico Xavier e Jerônimo Mendonça - A Fórmula da Felicidade" e dentre outros. Ele é Jamiro dos Santos Filho.

Dona Angélica com Joaquim e Jamiro
ALEX - Olá Jamiro, em um de seus livros que acabei de reler, você escreveu carinhosamente sobre um lindo sonho que teve com sua mãezinha, confesso ter ficado muito emocionado ao ler, pois minha mãezinha também é desencarnada. Fale um pouco da dona Angélica.

JAMIRO - Meu amigo, falar de nossas mães é sempre abrir os corações e deixar sair emoções. Afinal, para todos nós, filhos, mãe é o anjo que Deus colocou em nossas vidas. Minha mãe era o anjo em minha vida, angelical até no nome, e assim foi por toda a minha vida. Jamais ouvi reclamações de seus lábios, nem mesmo sua doce voz se alterava jamais. Sempre calma, educada e doce, iluminou a vida de todos nós e deixou exemplos inesquecíveis de como viver na Terra para alcançar o céu. Compartilhou comigo o sonho da construção do Centro e da Escola, e lá trabalhou enquanto suas forças físicas lhe permitiam. Partiu para o outro lado da vida em 2001, e hoje ainda é o anjo que me ajuda nas palestras, na inspiração dos livros e nas tarefas que continuam no Nosso Lar e no Colégio.

ALEX - Como foi fundar uma escola de Ensino Fundamental idealizada na Doutrina Espirita?
 
JAMIRO - O Colégio Dom Bosco existe por um pedido de Chico Xavier em conversa que tive com o saudoso amigo. Certo dia, almoçando com ele eu disse que estava pensando em abrir um albergue, e ele com o doce olhar disse que eu tinha uma tarefa com uma Escola, e que deveria tudo fazer para concretizar esse projeto. Assim, um pouco assustado com a revelação e feliz pela orientação, em 1.994 abrimos a Escola que tem suas atividades no mesmo prédio do Centro Espírita Nosso Lar.

     Hoje temos do maternal ao Ensino médio, e quase 300 alunos. Estamos felizes ao ver que depois de 17 anos, tudo o que nosso amigo Chico Xavier disse se concretizou, muito embora tenhamos vencido desafios e ainda teremos muitos pela frente. No entanto, o Colégio Dom Bosco é hoje uma Escola repeitada em nossa cidade, e contribui de forma singela, mas com toda a vontade de fazer o melhor para a educação de nossa sociedade.

Jamiro dos Santos Filho
ALEX - Você também fundou uma casa, o Centro Espirita Nosso Lar. Como é ser diretor de um centro espirita e ainda viajar o Brasil todo proferindo palestras?

JAMIRO - Em 1986 fundamos o Centro Espírita Nosso Lar, e como eu disse em 1994 abrimos o Colégio Dom Bosco. Ao longo dos anos a familia foi se juntando às atividades de ambos e hoje contamos com uma equipe que me permite ausentar por periodos constantes para as palestras. Na Escola está minha irmã Paula e seu marido Wander, meu irmão Joaquim e sua esposa Divina, minha esposa Luci e minha filha Patricia, além de minha sobrinha Tais e de meu genro Saint Clair. Temos uma boa equipe de professores, num total de 35 funcionários. No Centro a equipe é maravilhosa, e com minha ausencia o meu irmão Joaquim dirige a Casa com dedicação e competencia. Temos 5 grupos mediúnicos, todas as tarefas de uma Casa Espírita, além de tratamento odontológico aos carentes, pois contamos com 4 dentistas voluntários e assim atendemos uma média de 120 pessoas por mes.

     Para mim, tudo isso me faz agradecer a Jesus por ver que a Casa prossegue em suas atividades há 25 anos, e com vistas ao futuro, pois ainda há muito o que fazer.

ALEX - E como você escreve seus livros? Falo de tempo disponível e da forma inspiradora em que você os faz.

JAMIRO - Todos os meus livros são inspirados, e felizmente conto com Amigos que me amparam nessa singela tarefa. Essa Equipe de Espíritos consegue passar um pouco do muito que poderiam inspirar-me, mas reconheço minhas deficiencias que acabam dificultando maior exito nos livros. Mas, felizmente consigo passar ao papel algo que possa contribuir aos bondosos leitores e deixamos uma mensagem aos corações que adquirem meus livros. Escrevo, principalmente, nos hoteis durante minhas viagens, pois quando chego em casa há muito o que fazer na Escola e no Centro.

Os Últimos 6 Dias de Jesus
ALEXFalando em livros, resuma para nós o que foram "Os Últimos Seis Dias de Jesus"?

JAMIRO - Esse livro nasceu depois que tive um desdobramento, ou um sonho, em que me vi na cidade de Jerusalém assistindo aos últimos dias de Nosso Senhor. Numa visão fantástica, vi cenas jamais imaginadas, felizes umas, trágicas outras. E depois de alguns dias, os Amigos da Espiritualidade me disseram em reunião mediúnica que aquelas visões só ocorreram para que eu pudesse escrever um livro sobre Jesus. Jamais imaginei escrever algo sobre Ele, mas depois da revelação me coloquei à disposição e assim nasceu Os últimos seis dias de Jesus. Esse livro traz uma mensagem diferenciada de alguns detalhes da vida de Nosso Senhor, e espero ter contribuido de alguma forma com os amigos leitores.

ALEX - E a Sexta-Feira da Crucificação?

JAMIRO - Foram momentos dificeis de passar para o papel as cenas e a emoção que sentia ao escrever.

ALEX - Imagino!

JAMIRO - Não há como descrever a emoção, no entanto posso dizer que chorei muito, e se possivel fosse, se existisse mágica evitaria que tivesse ocorrido tudo aquilo que fizemos com o Divino Amigo. Muitos me perguntam se estive diante de Jesus, e sempre respondo que para mim, foi mostrado um filme em tela no mundo espíritual, como se fosse um filme contendo algumas cenas. Não me julgo em condições de estar diante de Jesus.

Depois do Calvário
ALEX - E "Depois do Calvário"?

JAMIRO - Meu amigo Alex, esse livro tem eu sua essência contribuir para um dos momentos mais extraordinários da presença de Nosso Senhor na Terra, ou seja, a ressurreição. Infelizmente, ainda há pouca informação sobre este fato tão importante, e muito singelo é meu livro que busca ajudar nesse tema fascinante. A ressurreição em si, quem foi a testemunha ocular e a reação de alguns personagens está ali relatado, e espero ter ajudado aos leitores jogando um pouco de luz, muito embora eu saiba que ainda haveremos de conhecer muito mais de outros autores, tanto de cá quanto de lá, do outro lado da vida.

ALEX - Mudando de assunto : Em um matrimônio, para perdurar, precisa de ajustes simples e cuidados especiais; o que precisamos para sermos "Felizes para Sempre"?
Felizes para Sempre

JAMIRO - É comum a gente ouvir alguem dizer que só se valoriza aquilo que nao temos ou o que perdemos. Acho que para ser feliz precisamos, é verdade, alguns fatores necessários em nossas vidas. O alimento, a moradia, o trabalho e a saúde são fatores primordiais não é mesmo? Assim, nao vou aqui pregar a comodidade e dizer que bastava isso para ser feliz, afinal Deus nos criou e deixou dentro de todos nós o querer, a ânsia de descobrir, a vontade de conquistar, o desejo de crescer tanto no saber quanto nas satisfações materiais. Portanto, é natural em nós querer mais, mas esse querer está em desequilibrio em nossa sociedade moderna que nao se satisfaz com o quanto se consome, e quer consumir cada vez mais, sem conseguir saciar-se e se sentir bem com o que tem. As pessoas nunca se sentem felizes com o que tem, e assim, infelizes, vivem em busca de ter mais e mais. E, não raro, em certos momentos da vida se vê que o que se buscava estava muito perto e nao se viu. Assim, muitos vivem infelizes em louca correria para ter, e quando chegam a certa altura da vida, percebem que perderam o que realmente poderia lhes proporcionar a alegria de viver. O ideal é encontrar a serenidade e alegria de viver em constantes conquistas, plantando e sabendo que muitas vezes o que semeamos demora um pouco mais para frutificar.

ALEX - Agora vou mudar de livro, que lindo e maravilhoso é o "A Fórmula da Felicidade", dada de Jesus para Chico, de Chico para Jerônimo, de Jerônimo para João Mineiro, de João Mineiro para Jamiro e de Jamiro para nós. Ao ler eu senti isso "Jamiro acabou de passar a fórmula para mim, vou usá-la, vou repassá-la, por mais dificil que seja". Alguém já lhe disse isso?
 
JAMIRO - Alex, é muito bom ouvir isso das pessoas. Confesso que jamais pensei que existisse uma fórmula da felicidade, e tive a honra de ser o canal escolhido por Jeronimo Mendonça para coloca-la no papel.

     Posso dizer á você que tive provas irrefutáveis da presença de Jeronimo enquanto escrevia o livro, e isso me deixou a certeza de que estava no caminho certo. Alguns médiuns, mesmo sem saber que eu escrevia um livro sobre o Gigante Deitado me comunicou certos detalhes de sua presença. Só mesmo Jesus poderia ter deixado à humanidade uma fórmula perfeita para ser feliz, e ali está para todos nós de forma simples há mais de 2 mil anos.

ALEX - No livro você não detalha a cidade em que foi o ocorrido e nem as datas, você poderia nos revelá-las?

JAMIRO - Posso dizer aos amigos que o necessário está no livro e o que pude revelar, lá está.

ALEX - E o personagem João Mineiro? Lendo o livro ele ficou até íntimo nosso, pela forma que você retratou-o. Você tem mais informações á nos passar á respeito dele, que não as colocou no livro?

JAMIRO - João Mineiro é a justa homenagem a um amigo que merece todo o nosso carinho e gratidão. É o retrato da simplicidade, da humildade e resignação de um bondoso coração que muito embora privado da visão, enxergou a vida com a beleza de todo espírito mais esclarecido.

ALEX - Quando João Mineiro relata o encontro dele com Jerônimo, eu fiquei arrepiado! Foi emocionate a forma que o 'Gigante Deitado' o saudou. Apesar de no livro você nos passar realmente como foi sua emoção naquele instante, o que mais você poderia dizer destas vezes em que você diz no livro "lágrimas rolavam de meus olhos".

JAMIRO - Como já disse antes, é muito dificil passar para o papel a emoção vivida. Quando se vive momentos de intensa alegria, parece que o coração não cabe no peito e a vontade que se tem é querer ser melhor do que se é. Perto de gente assim não nos sentimos humilhados por nossa pequenez, e sim estimulados a crescer sabendo-se amado por Jesus.

ALEX - E Jerônimo Mendonça, você o conheceu pessoalmente?


Jerônimo na Creche "Pouso do Amanhecer"
JAMIRO - Sim, eu tive a felicidade de compartilhar momentos com ele. Os espíritas deveriam falar mais desse amigo de todos nós. Jeronimo Mendonça nao poderia ser esquecido, ao contrário deveria ser mais lembrado, festejado e falado em cursos, congressos e palestras. Seus exemplos são impressionantes e inesquecíveis. Sua resignação diante das provações eram marcantes em todo aquele que dele se aproximava, mas o que mais ficava nos corações que o conheciam era sua alegria de viver, sua descontração e até mesmo chegava ao ponto de rir de si mesmo. Penso que quanto mais a gente falar de Jeronimo Mendonça e saber de suas dificuldades, mais teremos em nós a gratidão a Deus por tudo que temos, que somos e ainda reclamamos. Ficar tetraplégico por 30 anos e ainda fazer o que ele fez não é coisa comum a qualquer de nós. Por isso convido aos leitores que se informem a respeito de quem foi o Gigante Deitado. Você, amigo leitor que não o conheceu, leia á respeito e tenho certeza de que vai se surpreender com sua vida exemplar.

ALEX - Como você resumiria a pessoa deste "Gigante"?

JAMIRO - Como eu disse acima, Jeronimo Mendonça é alguem que surpreende a todos nós. Por 30 anos imobilizado, tendo apenas o coração e os lábios fundou duas Casas Espíritas, abriu uma creche, abriu uma gráfica, escreveu livros e gravou LPs de mensagens. E deitado em sua kombi, amarrado em sua maca ainda viajava por todo o Brasil fazendo palestras, levantando os caídos na tristeza e na falta de fé. Jeronimo ficou conhecido como o Gigante Deitado porque nunca se deixou abater, nunca ficou "deitado" em sua dor, e ao contrário se pôs de "pé", disse sim à vida e ajudou Nosso Senhor a socorrer os caídos pelos caminhos da vida. Não raro, deitado no escuro do meu quarto, lembrando de Jeronimo Mendonça eu me pergunto - e se fosse eu o tetraplégico, o que eu faria? Eu tive a felicidade de fazer uma simples homenagem a ele, e no ano que completou 20 anos de desencarnação, lançamos o livro. Espero nao ter manchado a luz desse amigo tão querido e iluminado.

ALEX - E do "Cisco"?

JAMIRO - Costumo dizer que recebi alguns privilégios em minha insignificante vida. Como disse acima, conhecer Jeronimo Mendonça foi um desses, e conviver com o Chico por dez anos foi muito além do que eu poderia merecer. Por várias vezes almocei com ele, e não poucas vezes saí de sua casa alta madrugada. Das mãos de Chico recebi abraços imerecidos, e de seu bondoso coração orientações e conselhos que jamais esquecerei. Estar ao lado de Chico, na sala de sua casa era me sentir num pedacinho do céu, era anteviver a felicidade do que nos espera nas Esferas Superiores, era estar ao lado de um Anjo que visitou a Terra. Sei que nada sou, que nada sei, no entanto sempre digo que muito do que sou devo a Chico Xavier, o amigo que orientou-me e mudou a minha vida para sempre.

ALEX - Falar em ambos é assunto para mais de uma entrevista, mas voltando ao Jerônimo, você o viu na rotatória de sua cidade, juntamente de João Mineiro. Mesmo não tendo estas "visões" do Mundo Espiritual, você os viu mais alguma vez depois deste episódio?

JAMIRO - Alex, sempre digo que nao sou médium pois nao vejo espíritos, nao ouço e nao sinto. No entanto, durante o sono ou muito raramente acordado, tenho surpreendentes intuições que me chegam sem mesmo estar preparado, ou visões que passam rápido diante de minha mente. É por isso que meus livros são assim, repletos de participações de amigos do outro lado, de fatos a mim revelados ou intuições inesperadas que passo ao papel. Sim, já conversei com Jeronimo, assim como dele recebi recados de médiuns distantes e que nem sabiam de minha ligação com ele. Por tudo isso, meu amigo, cada vez mais me encanto com tudo que a Doutrina nos ensina, e também com a beleza da vida que me surpreende em cada dia vivido.

ALEX - E o Netinho? Vocês ainda teem contato?

JAMIRO - Raramente.

ALEX - Jamiro, eu tenho muitas perguntas á respeito do livro, são simples curiosidades particulares, pois quem o leu deve-se ter imaginado como eu, todos se colocam em seu lugar e ao virar de cada página, é uma lágrima que desce, de emoção pelo o que você escreve. Então, não vou lhe perguntar mais nada, senão você irá ditar seu livro por aqui e aqueles que ainda não o leram, não precisarão mais adquiri-lo (risos). Vou encerrar com vontade de continuar, fazendo um Pinga-Fogo contigo.

- Escola - Para mim a Escola, a familia e a religião formam a trilogia das necessidades de nossa evolução. É por faltar Escola que muitas de nossas crianças estao abandonadas pelas ruas. E também por ter uma Escola de baixa qualidade que a nossa sociedade vive em dificuldades de toda sorte, vivendo menos e pior do que poderiamos viver.

- Centro Espirita - É a escola da alma, lugar onde nos reeducamos e somos orientados a novos caminhos e novas condutas conosco mesmos e com a sociedade como um todo. Nossas Casas Espíritas precisam dar destaque principal a isso, ou seja, preparar os corações que ali vão em busca de amparo, em todo sentido.

- Jerônimo - Exemplo de resignação diante daquilo que nao pode ser mudado. E exemplo de alguem que mesmo tendo todos os obstáculos diante da vida, ainda tirou dela o melhor proveito. E como ele dizia de si mesmo - ele foi um aprendiz de jardineiro - ou seja, aprendendo a plantar um belo jardim na vida.

- Chico - Um Espírito Iluminado que se escondeu no corpo, apagou-se para nao humilhar os outros e com extrema humildade mostrou como fazer. Vencendo dificuldades físicas, familiares, financeiras e sociais, soube vencer e fez muito mais do que havia planejado antes de reencarnar.

- João Mineiro - Homem simples, pobre e quase analfabeto que tinha sua maior riqueza no coração. E é lá, no coração, que existe os maiores tesouros, algo que não se compra e nem se paga.

- Felicidade - Felicidade é um jeito de viajar e nao um lugar onde vamos chegar.

- Deus - Tudo que dissermos ainda será insignificante, pois palavras nao explicam o inexplicável.

Jamiro e Alex
ALEX - Muito obrigado Jamiro, que nossos Benfeitores Amigos continuem a lhe inspirar nessas obras belíssimas que você nos traz, que mesmo não sendo psicografadas, sabemos que são "eles" a lhe fazerem escrever. Muita mais luz em seu caminho, agredeço de coração pela entrevista meu amigo.
 
JAMIRO - Meu amigo Alex, agradeço a oportunidade que seu bondoso coração me propiciou, e espero que minhas singelas palavras tenham contribuido aos amigos leitores. Peço desculpas se algo disse que nao tenha correspondido aos anseios de quem nos lê, no entanto rogo a compreesnão de todos, principalmente por falar de mim mesmo, afinal muito pouco, ou quase nada tenho a exemplificar.

Mas, se algo de bom ficou, devo tudo a Nosso Senhor que nos possibilitou viver tudo isso, com Jeronimo, Chico, e tantos amigos que me ajudaram e me socorrem ainda hoje, tanto de cá quanto de lá, afinal ninguem faz nada sozinho. Muito obrigado.

* JAMIRO ESTARÁ DIA 14/08/11 NO CENTRO ESPIRITA PAULA ORTIZ, NA RUA OLIMPIO CATÃO, CENTRO DE JACAREÍ PROFERINDO UMA PALESTRA, ÁS 19HS, CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA, NÃO PERCAM!!! *

Nenhum comentário: