10 de julho de 2011

61 - ALEX entrevista JOSÉ CARLOS LEAL

Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 1940.
Graduou-se pela Universidade Gama Filho e pós-graduou-se, em nível de Mestrado, pela UFRJ.
É livre docente em Teoria da Literatura pela Universidade Gama Filho.
É autor de 74 livros, espíritas e não-espíritas.
Escreveu "As Dores do Mundo", "Histórias das Idéias e dos Fenômenos Espíritas", "Yung na Fronteira do Espírito", "Qualidade de Vida e Espiritismo", "O Longo Vôo das Gaivotas", "Como Aproveitar Bem uma Encarnação", "O Jesus dos Espiritas", "Jesus e Gandhi", dentre tantos outros... 
Nosso entrevistado é José Carlos Leal.


ALEX - Que palestra maravilhosa professor, você é um mestre, embora você tenha encerrado a mesma dizendo "quanto mais se sabe, mais se sabe que não se sabe", comente para nós essa frase:

LEAL - Esta frase é atribuída a Sócrates. Diz-se que,certo dia, um dos discípulos de Sócrates, teria ido ao Oráculo de Apolo, em Delfos, e perguntado ao Deus qual era o homem mais sábio do mundo. A Resposta do Oráculo foi a seguinte: o homem mais sábio do mundo é Sócrates, filho de Sofrônisco. O discípulo voltou e contou ao mestre o que havia ouvido do oráculo e Sócrates lhe respondeu assim: Se o oráculo considera sábio o homem que sabe que não sabe eu sou sábio, pois só sei que nada sei.

Sócrates quiz dizer com isso que o saber é infinito e nem um ser humano pode tê-lo por inteiro e ser sábio. O homem é no máximo um filósofo, um amigo do saber mas não um detentor, possuidor, do saber. Só os medíocres ecreditam-se sábios. No caso, ele se referia aos sofistas gregos que se imaginavam possuidores do saber quando, de fato, não passavam de ignorantes.

ALEX - Quando você chegou com sua esposa aqui no 8º Encontro de Espiritismo em Jacareí, você nos pediu licença, passou por nós juntamente de sua esposa e sentou-se ao nosso lado, pensei comigo "este é o José Carlos Leal, quanta simpatia e humildade", ambos lembraram-me o casal Edna e Saulo Gomes, que sempre juntos participam das várias palestras proferidas pelo repórter e escritor, das feiras de livros e congressos. Vocês também sempre são assim? Viajam juntos, participam juntos, qual a fórmula para esta boa parceria?
 
LEAL - Sim. Temos uma relação de respeito, amor e cumplicidade. Não existe, caro Alex, formas prontas para a vida, viver é experimentar, sentir e criar.Penso que um casamento está baseado na dinâmica criativa do amor, se você e sua parceira são capazes de criar experiências novas, emocionais e intelectuais, respeitando, naturalemnte, certos limites morais, o casamento não cai na monotonia e na rotina, e assim sobrevive por muito tempo. Não prossigo este comentário por razão de espaço.
José Carlos Leal e Alex Guimarães

ALEX - Há quanto tempo você está na Doutrina Espirita?

LEAL - Até 1964 eu era ateu de formação marxista. Naquele ano eu encontrei a doutrina espírita e pude desenvolver a minha religiosidade que estava como que sotrerrada nos conceitos materialistas. Já lá se vão, portanto, cerca de 47 anos .

ALEX - Que legal Leal, se você não tivesse encontrado a doutrina espírita naquele ano, talvez estivesse entre os tantos desaparecidos políticos até hoje daqueles anos de chumbo que vieram a seguir. Jesus fez uma "Revolução" em você! E sobre seus livros, você já escreveu quantos? 71, 72, 73...
 
LEAL - ...74. Escrevi um total de 74 livros. Devo estar lançando , agora, no mês de agosto, o meu 75º livro intitulado 'Jesus e Buda'.

ALEX - Fiquei ancioso agora, pois o seu 'Jesus e Gandhi' foi o máximo, e por falar nele, lhe pergunto : Qual a razão para Gandhi, mesmo não sendo cristão, ter conseguido vivenciar os ensinamentos de Jesus?

Livro "Jesus e Gandhi"
LEAL - A resposta é simples: Gandhi era um espirito de grande evolução, um colaborador do Cristo e este tipo de Espírito se coloca muito além dos rótulos religiosos. Conhecendo oprojeto crístico e o encontrando na terra,resumido no Sermão do Monte, viveu-o do melhor modo que lhefoi possivel, sem a necessidade do rótulo de cristão.

ALEX - Você também tem livros infanto-juvenis?

LEAL - Sim. Tenho um total de onze livros publicados pela Editora Lê de BH.

ALEX - Meu apelido sempre foi "Lê" (risos). E quais seus livros não-espiritas?

LEAL -  São eles os livros infanto-juvenis e mais : A Arte de Falar em Publico; A Arte de escrever com Arte; A Maldição da Mulher; Semiotização do Espaço na Ilíada de Homero; Trovadores e Seresteiros, e muitos outros.

ALEX - Você citou agora o livro "A Arte de Falar em Público", muito bom por sinal e em cima dele eu lhe pergunto : Como foi pra você começar a desenvolver esta "arte"?

LEAL - Foi por uma questão de necessidade. Eu estava desempregado e desorientado quando um amigo meu me ofereceu uma vaga como professor de cursinho preparatório. Entrei por esta porta que se abria e, quando pus o pé, pela primeira vez, em uma sala de aula descobri que era professor. Foi assim que eu comecei a falar em público. Isso aconteceu em 1966 quando eu estava com 26 anos.

ALEX - Você tem um livro chamado "10 Razões para ser Espirita", nos dê apenas 3 que seriam as básicas e essenciais.

LEAL - Vamos fazer o seguinte: vou-lhe dar apenas uma que engloba as dez: o Racionalismo, uma vez que o racionalismo nega o céu e o inferno e com isso as doutrinas das penas eternas e dos anjos e demônios. afirma a continuidade da vida depois da morte, nega o antropomorfismo da divindade e confirma a justiça divina.

ALEX - Para ser espirita é preciso ser racional, fugir dos dogmas! Vamos se utilizar agora do tema da palestra proferida á pouco, Quem é "o Jesus dos Espíritas"?

LEAL - É um Espirito de grande evolução, o mais evoluido que á Terra veio. É ainda o Diretor Espiritual de nosso planeta. Tão evoluido é que foi confundido com o próprio Deus.

O livro "Maria de Nazaré"

ALEX - Pois é, e você deixou bem claro á pouco quando disse : Nosso Jesus não é Deus e Ele não é Três Pessoas em Uma. Agora pergunto sobre sua mãe, a Maria de Nazaré e aproveito também para perguntar sobre Maria Madalena, já que você escreveu um livro especificamente para cada uma.

LEAL - São duas pessoas diferentes. Maria de Nazaré é o Espirito que se comprometeu com o projeto divino exercendo um papel de base; ser a mãe de Jesus enquanto Miriam de Magdala era um espirito, em provas e expiações, que, conhecendo Jesus, mudou a orientação de sua vida. Não era prostituta e nem teve um caso erótico com Jesus, como o afirma Dan Brown em seu livro O Codigo Da Vinci.  
ALEX - Muito bom você comentar sobre isso professor. Vamos agora fazer uma pergunta usando um título de um de seus livros, "Como Aproveitar Bem Uma Encarnação"?
 
LEAL - Fazendo um grande esforço para ser uma pessoa produtiva, criativa, democrática, não preconceituosa, ética e principlamnhte uma pessoa que acredita no Bem e na Verdade, e fazer desta crença um farol para sua vida.
 
ALEX - Resuma um pouco para nós a parte filosófica da Doutrina Espirita?
 
LEAL - A Filosofia Espirita é fundamental porque responde as mágnas perguntas do homem: Quem sou ? De onde vim ? O que estou fazendo na Terra? Para onde vou depois da morte ? A Filosofia Espirita define questões fundamentais como: Deus, Espírito e Matéria; Nascimento, vida e morte; Vida depois da morte; a questão da Liberdade, da felicidade e da conduta ética ou moral.
 
ALEX - Estou cursando Filosofia Espírita e estou gostando muito, recomendo á todos os espíritas que o façam, aqui em Jacareí onde estamos e em São José dos Campos, a cidade onde nasci e vivo, existem cursos presenciais e virtuais de Filosofia Espírita. E ainda neste tema, você recomendou-me o seu site www.saberepoder.com que fala de diversos assuntos, que site é este professor, maravilhoso! Fale um pouco dele para nós!


LEAL - Não há que falar muito do meu Site. Melhor seria visitá-lo. Trata-se de uim site simples que tem a pretensão de informar ao máximo possivel as pessoas, porque sem informação os seres humanos são pessoas facilmente manipuladas. Quanto mais for infomada neste mais se tornará um indivíduo critico, capaz de reagir às tentativas de contriole que o sistema exerce com facilidade na maioria das pessoas.

ALEX - Falando em sabedoria e conhecimentos, você conheceu pessoalmente o Chico Xavier?

LEAL - Não. Não conheci. Em geral gosto mais de conhecer a produção das pessoas do que as próprias pessoas e a produção notável do Chico eu tenho me esforçado por estudadr e conhecer cada vez mais.  

ALEX - Vamos agora finalizar com um Pinga-Fogo:
 
Rio de Janeiro : continua Lindo.
Educação : é o fundamento da nossa existência.
Literatura : é a minha arte predileta.
Espiritismo : é a melhor leitura da realidade que eu conheço.
Chico Xavier : Dificilmente haverá outro.
Kardec : Um fiel trabalhador da obra do Cristo.
Deus : Todo esforço que fizermos para entender Deus é negá-lo; O melhor discurso sobre Deus é o silêncio. A primeira frase é de Spinoza e a segunda de Pascal.

ALEX - Muito obrigado pela entrevista professor, parabéns pela palestra esclarecedora e envolvente. Que possamos nos rever em outras oportunidades para assim adquirirmos mais conhecimentos através de suas palavras e que nossos Amigos Benfeitores lhe iluminem cada dia mais.


LEAL - Nada tenho a dizer a não ser agradecer á você pela atenção e carinho que tem demonstrado para esta apoucada pessoa. Desejo a você, aos espiritas de São José dos Campos e daqui de Jacareí muitas felicidades, meus votos de sucesso espiritual e material.
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Professor Leal. Devo-lhe muuito ao grande mestre, tanto pelo aprimoramento profissional de professor como para a compor meu estilo de falar em público. Sinto falta de nossas conversas, desde o tempo da Universidade Gama Filho, grupo de estudo, papo de intervalo, "grande amigo". Parabéns. Agradeço-lhe de coração. Raymundo de Lima (Univ.Estadual de Maringá/Pr)