25 de junho de 2011

56 - ALEX entrevista TAMMY LUCIANO

Nossos próximos 4 entrevistados, não são espiritas, mas estamos aqui para divulgar o trabalho destes 4 jovens autores que fazem parte do grupo "Novas Letras", onde cada um deles em suas entrevistas irão dizer um pouquinho sobre este projeto, sobre seus livros, suas vidas e também serão perguntados sobre Espiritismo e Chico Xavier.

Nossa primeira entrevistada já escreveu 3 livros, inclusive um deles foi sobre a biografia de Fernanda Vogel, que fez o maior sucesso. Ela já foi Repórter do Tv Fama e Atriz em novelas de ponta, como "Senhora do Destino", "Laços de Família", "Uga-Uga" na Rede Globo e "Caminhos do Coração" na Rede Record. Fez participações no Programa "Linha Direta" e também no "A Grande Família". Foi professora de Teatro no "Retiro dos Artistas" e esteve na Bienal do Livro de São José dos Campos-SP divulgando seu livro mais recente : Sou Toda Errada. A nossa primeira entrevistada deste grupo será Tammy Luciano.

Leila, Fernanda, Enderson e Tammy em SJC - Novas Estrelas
ALEX -   Tammy, você atua e escreve desde a adolescência, como foi ser atriz, jornalista e escritora tão precocemente?

TAMMY - Eu me apaixonei pela arte muito cedo. Não tinha ideia que minha vida seria tão direcionada para isso, mas hoje sou realizada e entendo que não seria feliz em outra profissão como sou trabalhando com arte. Começou como brincadeira, umqa descoberta adolescente no palco e de repente não sabia mais viver sem isso. É meu combustível poder escrever, atuar, estar com leitores, falar com as pessoas... (Atualmente Tammy tem um quadro chamado Crônica Falada na internet: http://www.youtube.com/watch?v=VhwhApMQoQI)


ALEX - Como Foi para você fazer curso de roteiro em Washington, nos EUA?
 
TAMMY - Eu morei dois anos nos EUA e claro foi uma experiência inesquecível. Eu era a única estrangeira da minha sala e os americanos me tratavam com muito carinho. O curso me fez entender muito sobre a construção de roteiros e a maneira de criar uma história envolvente para o leitor. A gente tinha que ler uma vez por semana o roteiro em voz alta e a turma achava graça do meu sotaque. Nesse período, eu também fiz um estágio na Idea Television, do repórter da TV Globo Luiz Fernando Silva Pinto. Aprendi bastante nessa época.
 
ALEX - Você foi repórter do TV Fama por quanto tempo? E quais as suas principais reportagens ou furos que você apresentou por lá?
 
TAMMY - Eu fiquei no total três anos no programa. Foi um desafio. Todo dia sair de casa para batalhar matérias com atores não é fácil. O TV Fama tinha como foco os atores da Globo e era uma loucura conseguir com que eles falassem. Tive a alegria de ser bem tratada por ídolos como Gloria Pires, Tony Ramos, Caetano Veloso... Alguns jovens atores também eram queridos como o Bruno Gagliasso e a Carol Castro. Alguns que prefiro não citar nomes me fizeram perceber que eu não estava no lugar certo. Eu queria trabalhar no meu teatro, escrever muito e ter que insistir para alguém me contar se estava ou não namorando fulano de tal era bem chato. Pedi demissão e nunca me arrependi. Foi a melhor escolha. Agora, claro, não esqueço alguns momentos no programa como uma exclusiva com MV Bill, outra Marisa Monte... A Marisa foi um doce, super querida, o que fez aumentar minha admiração pela cantora. (Veja o vídeo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=fi2Mv8ZE8-o)


Estúdio da Novela "Senhora do Destino"

ALEX - Você fez participações em  novelas como Uga-Uga, Laços de Família, Senhora do Destino e Caminhos do Coração. Como foram essas participações?
 
TAMMY - Eu sou uma atriz de teatro e minhas participações em TV foram sempre experiências marcantes. Lembro que em Uga-Uga eu fazia uma crente, tinha uma cena com a Nívea Stelmann e a Beth Lago. Era uma cena difícil com muitas marcas, mas a Beth ajudou a me posicionar corretamente. Em Laços de Família, lembro que a Giovana Antonelli era muito bacana, simples e me recebeu carinhosamente, sem estrelismo. Em Senhora do Destino, reencontrei meu aluno de teatro Agles Steib que fazia o papel de Michael Jackson na novela. Caminhos do Coração foi muito bacana, eu gravava sempre com a Angelina Muniz e a Liliana Castro, duas atrizes fofas, me tratavam muito bem e torciam para o meu papel crescer. Na reta final da novela, a minha agente ligou e disse: Oie, então, você morre amanhã. Não é a coisa mais confortável de ouvir... rs Foi o fim da minha personagem Ivonete na novela. (Veja o vídeo da morte da personagem Ivonete: http://www.youtube.com/watch?v=2ErX69qkVMU)


ALEX -  E no programa Linha Direta e A Grande Família, você se lembra de quais episódios você participou?


TAMMY - Eu fiz vários Linhas, morri várias vezes nas simulações. Eu acho que a produtora de elenco achava que eu tinha cara de tadinha, eu fiz mocinhas tão sofredoras no programa. Um dia, ela me ligou e disse: “Tammy, hoje você vai matar!” De todos os episódios, em apenas um eu fui a assassina, uma mulher má que mandava matar o próprio marido para ficar com o dinheiro. Nos outros episódios, eu fui uma sargento morta pelo marido, uma professora assassinada na porta da escola, uma moça apaixonada por um cara que hoje está em uma cadeira de rodas depois dele matar a mãe dela e atirar na sua coluna. O programa tinha um lado social que me motivava a participar. A Grande Família foi uma honra fazer, interpretei uma crente e andei no Táxi do Agostinho no espisódio “Descanso do Guerreiro”. Gravar com o Pedro Cardoso foi um desafio. Apenas eu e ele na cena, mas fiquei feliz que ele me elogiou e o diretor adorou a cena.

ALEX - Sou fã do Pedro Cardoso (risos) ele não precisa nem abrir a boca para eu rir dos personagens dele. E Como foi pra você montar espetáculos por 12 anos no Retiro dos Artistas?


Divulgação de seu livro

TAMMY - Esse ano, infelizmente, tive que fazer uma pausa. Amei muito meu período na instituição mas não estou mais dando conta de ter turmas de teatro e escrever meus livros. Eu era responsável pelas aulas, montagens e fiz muitas peças por lá. No momento minha vida está uma loucura. Tenho viajado o Brasil todo divulgando meu trabalho em feiras, livrarias... E ainda preciso de tempo para escrever novos livros. Já estou com saudade do Retiro dos Artistas, mas sei que esse novo momento na carreira é muito especial. (Veja o vídeo da Tammy na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre: http://www.youtube.com/watch?v=sE1esjuewXc)

ALEX - Você não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta?


TAMMY - Essa frase surgiu porque as pessoas sempre se espantavam porque eu não bebo absolutamente nada de álcool. Não gosto. E eu sempre achei estranho essa cobrança. Saia com amigos e alguém pedia: “Tammy, ah, bebe aí”. Apesar de fazer teatro, que dizem ser um meio liberado (não concordo), acho que droga existe em vários locais e isso de julgar uma classe é rotular, eu jamais bebi, fumei o que quer que fosse. Aí comecei a responder: “Ah, não bebo, não fumo mas gosto de escrever” E com o tempo a frase mudou para “Tammy não bebe, não fuma, mas é viciada em uma caneta”. Sou feliz assim. Meus pecados são refrigerante e chocolate, mas faço yoga e cuido muito da minha alimentação. Nós somos também o que comemos.


Bótons, marca-páginas, panfletos... 
ALEX - Se um dia fosse chamada para atuar em uma produção como a dos filmes “Bezerra de Menezes”, “Chico Xavier” ou “Nosso Lar”, você aceitaria?


TAMMY - Claro! Acho que atuar é ajudar a contar histórias. Por que não? Nenhum problema.

ALEX - Você tem alguma simpatia pelo Espiritismo?


TAMMY - Acho que quando alguém próximo morre, você pensa na possível comunicação com o outro lado da vida. E eu respeito a crença. Acho bonito lares espíritas que ajudam pessoas pobres, a missão da religião é nesse caminho: ajudar, fazer o bem e plantar sementes de um mundo melhor.


ALEX - Você já pisou dentro de alguma Casa Espirita ?


TAMMY - A Fernanda Vogel mandou mensagens psicografadas e eu fui até o Lar de Frei Luiz, no Rio de Janeiro para conhecer e conversar com a médium, responsável pelas mensagens. Li sobre a doutrina, respeito muito e acho que o importante é cada um focar no bem, em fazer o bem, em lembrar o maior sentimento de todos que é o amor. As mensagens estão no meu livro "Fernanda Vogel na Passarela da Vida". As pessoas se emocionam muito com o capítulo da psicografia.


ALEX - O que você sabe ou conhece sobre Chico Xavier? Possui alguma simpatia por ele, o que ele significa pra você?


TAMMY - Acho que o Chico marca a história do espiritismo. Como escritora fico impressionada com a quantidade de livros que ele psicografou, mais de 400, né? Mesmo ele afirmando que não escreveu, o trabalho para transcrever essa quantidade de livros é admirável. Fora ele jamais ter usado o dinheiro dos livros com o próprio ego. Muita gente que diz prestar um serviço religioso abusa das doações e vive vida de marajá. O Chico só aceitava ganhar amor para passar adiante.


ALEX - Você assistiu ao filme "Chico Xavier" ou "Nosso Lar"?


TAMMY - Vi 'Nosso Lar'. Gostei bastante do filme. É sempre bom poder assistir o crescimento do cinema nacional. A história é emocionante e a gente sai do cinema pensando nas pessoas que se foram, como estão...

ALEX - E ao recente "As Mães de Chico Xavier"?


TAMMY - Não vi, mas me emocionei com a chamada. Quero assistir sim.

Seu livro "Novela de Poemas"
ALEX - Você já leu alguma obra de Chico ou qualquer outro romance espirita?


TAMMY - Já. Li o próprio 'Nosso Lar'. Li a biografia sobre o Chico, escrita pelo Marcelo Souto Maior. A história do Chico é bastante impressionante. Li os livros do espírito da Patrícia, inclusive a Fernanda Vogel tinha lido 'Violetas na Janela'. Li 'A Casa do Escritor' e achei interessante. Essa idéia da vida continuar, de seguirmos com nosso crescimento me agrada muito. Eu espero sempre estar envolvida com livros... Em todas as vidas.

ALEX - Ahan! Então a Tammy é reencarnacionista (risos). E como é pra você estar lá dentro da Casa dos Artistas, o que você aprende com eles?

TAMMY - O Retiro é um local muito especial na minha vida. Eu visito a instituição desde criança e lecionei teatro lá por 12 anos sem parar. Alguns residentes são apaixonantes e todos que estão lá tem uma história de vida, com anos e anos atuando, trabalhando para a carreira artística ser o que ela é hoje. Minhas turmas de teatro foram o máximo e eu adoro cada aluno que passou na minha sala de aula. Eles torcem tanto por mim e acho que realizei um trabalho muito especial, pensando sempre no teatro como um canal para melhorar a vida de cada aluno, mostrando que o palco pode ser um caminho de felicidade, de busca pelo aprendizado e crescimento emocional. E nesse caso, eu cresci e amadureci junto com os meus alunos.

"Sou toda Errada"
ALEX - Muito obrigado Tammy pela entrevista, pelos brindes (minha filha adorou o bóton) e pela simpatia de pessoa que você é! Agora para finalizar vamos fazer um Pinga-Fogo:
 
- Televisão - Vejo pouco, atualmente fico ligada na MTV, escuto música enquanto trabalho. Não curto ficar acompanhando as matérias de violência. E alguns amigos dizem que ainda vou escrever para TV. Quem sabe? Admiro os autores de novela, são guerreiros.

- Em breve então veremos na abertura de alguma novela : "escrita por Tammy Luciano" (risos), continuemos o Pinga-Fogo : Livros - Os meus. Sou apaixonada por Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas, Sou Toda Errada. Meu próximo livro é Garota Replay e eu espero que meus leitores adorem.

- Teatro - Vou sempre amar o teatro. Sempre. Me ajudou a ser a pessoa que sou hoje.

- Sonho - Ah, tem que ter, né? Autografar grávida, ver meus livros sendo vendidos nos EUA, Europa... Virar best-seller...

- Deus -  É maravilhoso e cuidou de mim sempre que precisei.

Tammy com Alex na Bienal

ALEX - E quem quiser saber um pouquinho mais sobre a vida e obra de Tammy Luciano, eis aí alguns links interessantes:

http://www.tammyluciano.com.br/
www.twitter.com/tammyluciano
www.youtube.com/tammyluciano
www.skoob.com.br/autor/334-tammy-luciano

Nenhum comentário: