24 de junho de 2011

55 - ACONTECEU...

Nesta postagem vejam o que ACONTECEU em nosso meio espírita nesses últimos dias:

DIAS 10, 11 e 12 de JUNHO de 2011

8º ENCONTRO de ESPIRITISMO em JACAREÍ-SP


Grupo Castelã abrindo o Encontro na Câmara Municipal

O primeiro palestrante : José Reis Chaves, com sua esposa Justina

Local onde realizaram-se as outras palestras e apresentações
Tivemos também a Feira do Livro, cd e dvd Espirita
Organizadores do Evento : Sandro, Eduardo, Carlos, Mario e Júnior
Coral Vozes do Caminho (de São Paulo)
Sob a regência de Lúcia
Toni na Sonoplastia
Sidney Francez (Palestrante), Alex e Monteoliva (Coordenador do Encontro)
Palestra Cantada com Wanyr Caccia

Palestra de  Roosevelt A. Tiago

Palestra de Antônio Demarchi
E no domingo pela manhã : Ana Ariel e En-Cantando Deus

No domingo pela manhã Ana Ariel proferiu uma belíssima palestra com o tema : "Almas Gêmeas Existem?"
Aproveitando o Dia dos Namorados e a presença de alguns casais no Encontro.
Ainda tivemos a Turma de Palhaços de S.J.Campos "Fraternidade da Alegria".
E no encerramento a entrega do Prêmio de Contos e Poesias com temáticas Espiritas.
José Carlos Leal também esteve no Encontro e sua entrevista será postada em breve aqui no blog.
As primeiras fotos desta postagem foram tiradas por Sidney Francez, as restantes por Alex Guimarães.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DIA 18 de JUNHO de 2011

18º ANIVERSÁRIO da CASA de ORAÇÃO MISSIONÁRIOS da LUZ - SJC


Abertura da Festa com o Grupo Castelã
Teatro organizado pelos próprios trabalhadores da Casa
André Luiz Ruiz proferindo palestra e sua esposa Solange Godoy realizando pintura mediúnica


Telas assinadas por Tarsila do Amaral e Rembrandt

Momento Emocionante : André convida Rodolfo (Castelã) para cantar com ele "Creio em Ti" 


E por fim André Luiz Ruiz autografou seus livros

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19 de JUNHO de 2011

LANÇAMENTO do 6º CD do GRUPO CASTELÃ, na AME - SJC


Rui, André, Jorge e Mauricio no estúdio montado na AME para a gravação do "Vivência Espirita"

O público presente não imaginava que aquele seria o último programa transmitido pela Band AM
(Veja mais abaixo uma nota de Jorge Reis sobre o inesperado ocorrido)
Apresentação do Grupo na AME
Encarte de todos os cd's do Grupo Castelã

Comunicado

Caros amigos, paz e alegria em todos os corações!


No dia de ontem (20/06/2011) fui juntamente com o Rui Barbosa convocado para uma reunião com a Diretoria da Radio Bandeirantes de SJC, onde fomos informados em primeira mão que Radio Bandeirantes AM havia sido vendida para a Primeira Igreja Batista. Sendo assim, como nós "VIVÊNCIA ESPÍRITA", Não temos a mesma ideologia da futura dona da rádio, teríamos o nosso contrato rescindido. Portanto, a partir do próximo domingo (26/06/2011) não transmitiremos mais o Programa Vivência Espírita pela Band.

Apartir de hoje, eu e o Rui já estamos em campo, entrando em contato com outras emissoras, a fim de darmos continuidade em nosso Programa que estava no ar desde Janeiro de 2004, portanto estavamos entrando no nosso 8º Ano, com indíce de audiência fornecido pelo IBOPE com mais de 6.700 ouvintes por minuto. Apenas esta informação deixa claro o quanto o Programa Vivência Espírita era importante para rede. Ou seja, estamos saindo porque somos Espíritas.

Queridos amigos, isto é mais uma lição que deveremos ter em mente. Ou seja, quando começamos o programa em 18 de Janeiro de 2004, que até nesta data nunca tinha havido um Programa Espírita de Rádio em São José dos Campos, nossa intenção era ter o apoio total do nosso movimento, para crescermos e conseguirmos algo para nós mesmos sem precisarmos ser inquilinos em qualquer rede de comunicação.

Tivemos apoio sim, principalmente de nossos patrocinadores, que em sua grande maioria são irmãos de ideal e não estavam interessados no retorno comercial. No entanto, da mais de 50 Casas Espíritas de Nossa Cidade, apenas 7 ajudam o Programa, como também a Tenda de Umbanda Mãe Maria, do Grupo Castelã e alguns irmãos anônimos.

Quanto ao apoio na divulgação do Programa, este se restringia a no máximo 30% de ouvintes. Ou seja este é o percentual de Espíritas que ouvem o programa. Em resumo, 70% de nossos ouvintes são de outras religiões. Isto é muito importante, porque atingimos o objetivo de divulgar a Doutrina principalemente para aqueles que ainda não a conheciam.

Não foram poucas as vezes que eu e o Rui ao ministrarmos aulas nas escolas de aprendizes ou fazendo palestras, perguntavamos quem assistia o programa ou pelo menos quem já tinham ouvido falar do programa e uma minoria levantava a mão. Ou seja, poucas Casas divulgavam que existia um programa de rádio em Nossa Região.

Confesso a vocês com toda siceridade e posso falar também em nome do Rui, que não estamos tristes, pelo contrario, estamos "orgulhosos", pois se estamos saindo da emissora, não é por incompetência ou porque o Programa é ruim, mas sim porque professamos e divulgamos com grande amor e sinceridade a os ensinamentos Espíritas e com certeza os objetivos estão sendo alançados e com isso muitos ficam incomodados.

Prezados irmãos desculpe este desabafo, apenas desejaria que fossemos mais unidos e "corporativistas", pois tenho certeza que a espiritualidade está reservando algo maior para nós e consequentemente muito mais trabalho. Que aprendamos a não mais ser pegos de surpresa.

Nosso Codificador Allan Kardec disse que o maior benefício que poderemos fazer pela Doutrina é a Sua divulgação.

E quem deve fazer isto?
É claro que somos nós, Espíritas.

Será que já não está passando da hora de nos unirmos para ao invés de sermos inquilinos, sermos donos de nossos próprios meios de Comunicação. Se não pensarmos desta maneira, Não tardará a todas as outras religiões tomarem conta dos meios de comunicação, sobrando pouco espaço para nós. Penso ainda que isto é uma obrigação como Espíritas e Cristãos, pois o que se vê hoje na maioria do meios de comunicações abertos são o degredo da família e da sociedade.

Mais uma vez peço perdão pelo desabafo, Se fecharmos contrato para transmitirmos o Programa Vivência Espírita com outra emissora (das poucas que restam que não são evangélicas ou católicas) informaremos oportunamente.

Um grande abraço a todos,

Fraternalmente,

Jorge Reis


IMPORTANTE : Este Comunicado circulou por 4 dias nos grupos espiritas e hoje tivemos uma ótima notícia : O Programa VIVÊNCIA ESPÍRITA, que citamos acima, volta ao ar a partir do dia 02 de Julho, todos os sábados, das 10h às 12h, pela Rádio Piratininga, AM 750, e também com imagens ao vivo pela Internet, em breve postaremos o site. Aguardem!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20 de JUNHO de 2011

INTRODUÇÃO á APOMETRIA no G.E. ANJO ISMAEL - SJC


Julio Isao (Coordenador da Regional Vale - AEE) trouxe o dr.Pedro (em destaque) lá de Petrolina-PE.

Salão lotado. Todos atentos ás explicações teóricas, que foi seguida de um trabalho prático.

As fotos acima foram cedidas por Mara, esposa do expositor que também estava presente na palestra.
Veja agora a entrevista que fizemos com o dr.Pedro Francisco Santos Neto

ALEX - Olá dr.Pedro tudo bem? O Julio Isao comentou conosco que na Regional Bahia-Ceará e na Pernambuco-Alagoas, na qual você faz parte, as casas espíritas são todas chamadas de Fraternidades, por exemplo : Fraternidade Espírita Jerônimo Mendonça, Fraternidade Espírita Discípulos de Jesus, etc...Como vocês chegaram até este con censo? Nota-se que há uma união muito grande entre todas essas regionais.

Dr. PEDRO - Caro Alex ! Muitos prazeres em responder seus questionamentos. Na realidade, a maioria das casas das regionais nasceu de um ramo comum, aplicando o programa de expansão, idealizado pelo nosso Edgard Armond, desta forma, o nome FRATERNIDADE representa para nós, a ligação do amor entre os irmãos, que deve ser o foco para um bom relacionamento, entre os trabalhadores para manter uma convivência harmônica e amorosa.

ALEX - Como se deu o seu primeiro contato com a Apometria?

Dr. PEDRO - Meu primeiro contato com Apometria foi à "Casa do Jardim" há 15 anos, mais ou menos, onde através dos companheiros Dr. Augusto, João Pedro Farias e Mario, tive oportunidade de assistir aos trabalhos e adquirir o livro "Espírito e Matéria", e também o livro "Energia e Espírito" de autoria de Dr. Lacerda Azevedo. Passamos a partir desta época, nos grupos mediúnicos, que dirigíamos testar as técnicas citada nos livros com sucesso. Desta forma criamos grupos de estudo de Apometria, e voltamos algumas vezes na Casa do Jardim, bem como, promovemos em nossa região, cursos com os companheiros citados, os quais vieram contribuir com aprimoramento do grupo, o que fazem até hoje, inclusive recebermos em agosto o senhor João Pedro Farias para um curso de aperfeiçoamento.

ALEX - Notamos em sua pessoa e na de sua esposa, muita alegria durante a palestra e depois no trabalho realizado onde foi possível a participação de todos os presentes. "Apometria é amor, energia, força mental e alegria"?

Dr. PEDRO - Nos trabalhos Apométricos deixa-se a postura de introspecção, onde os médiuns e o dirigente são passivos para tomarem uma postura ativa, e a alegria a qual você refere e simplesmente a maneira descontraída de conduzir os trabalhos. Sendo este slogan citado em sua pergunta reflete bem a maneira de conduzir o trabalho.

ALEX - O que você acha desses cartazes e panfletos hoje facilmente encontrados em nossas ruas onde se lê: "Faço trabalhos de tarô, leitura de mãos, magias...e Apometria"?

Dr. PEDRO - Sem dúvida nenhuma, este tipo de atitude é rejeitado por todos aqueles que praticam a Doutrina Espírita e também a Apometria da forma deixada pelo seu criador Dr. Lacerda, o qual visava apenas à caridade, segundo os princípios Espíritas. “Daí de graça o que de graça recebeste”.

ALEX - A respeitada Fundação Espírita André Luiz que é proprietária da Rádio Boa Nova, da Editora e TV Mundo Maior, publicou livros de Apometria, inclusive um de grande vendagem do autor Marcel Benedeti. Sendo esta instituição tão bem conceituada no meio espírita e divulgando assim a Apometria, você acredita que neste exemplo, a Doutrina está dando uma abertura para este tipo de trabalho que você está desenvolvendo?

Dr. PEDRO - A rede Boa Nova, a qual também temos ligações, pois nossa rádio, a Rádio Cidade AM em Juazeiro-BA, retransmite a rádio Boa Nova, dando um grande exemplo de abertura, e desta forma considerarmos relevante para divulgação da Apometria no meio espírita. Lembramos que Apometria, não é Espiritismo ,assim como também, os passes magnéticos tão largamente empregados nas casas Espíritas em todo Brasil, também não é, pois este remonta da antiguidade, sendo modernamente redescoberto pelo Dr. Mesmer em 1779, quando o mesmo publicou A Memória Sobre a Descoberta do Magnetismo Animal.

ALEX - O que você achou da experiência que teve nesses últimos dias aqui em São José dos Campos e em São Paulo, na capital?

Dr. PEDRO - Foi gratificante pela recepção dos companheiros amorosos, que nos receberam muito interessados em conhecer o trabalho do Dr.Lacerda, sendo para nós, uma oportunidade de divulgação do trabalho, do mesmo, mesmo que ainda de uma forma insipiente.

ALEX - Pela primeira vez participei de um trabalho apómetrico e apesar de ser bem curioso sobre o assunto, confesso que li bem pouco até hoje sobre ele. E mesmo não fazendo parte do grupo mediúnico, como observador eu senti algo muito forte nos envolvendo no início do trabalho prático desenvolvido á pouco, no momento em que criávamos os campos de proteção em volta de nós. Nós, isoladamente em nosso dia-a-dia, podemos mentalizar e criar estes campos magnéticos ao nosso redor, usando o mesmo método? Não digo com a finalidade de executar a Apometria, mas simplesmente de se defender de obsessores.

Dr. PEDRO - Sem dúvida nenhuma podem utilizar algumas técnicas de Apometria, mas não temos dúvida nenhuma que a maior proteção que podemos ter no nosso dia a dia, é o nosso pensamento reto, bons sentimentos, leituras diárias do evangelho, e preces.

ALEX - Há hoje ainda muitos espíritos encarnados perseguidos pela Arquepadia?

Dr. PEDRO - Devemos em primeiro lugar explicar o que é arquepadia? Segundo Dr. Lacerda Azevedo arquepadia (Magia originada em passado remoto) é a síndrome psicopatológica, que resulta de magia originada em passado remoto, mas atuando no presente, sendo que os doentes apresentam quadros mórbidos estranhos, subjetivos, sem causas médicas conhecidas e sem lesão somática evidente. Os doentes sofrem no corpo astral situações de encarnações anteriores,oriunda de fortes laços de imantação que ainda não foram desfeitos mesmo após inúmeras encarnações. Na nossa prática temos visto alguns casos, mas infelizmente, não temos estatísticas para dar-lhe um numero.

ALEX - Fale um pouco sobre o seu trabalho desenvolvido em Petrolina-PE?

Dr. PEDRO - Na cidade de Petrolina temos 4 grupos de trabalhos Apométricos, com suas agendas lotadas, apesar da indicação desta, ser determinada pelo Plano Espiritual, através dos colegiados de médiuns. Lembramos que quando alguém chega à nossa casa, a mesma é encaminhada ao atendimento fraterno e assistência espiritual, sendo que a apometria é apenas mais um item desta assistência espiritual.

ALEX - Foi em Petrolina que você conheceu a Maria Gertrudes Coelho Maluf? Fale um pouco para nós sobre quem é pra você esta médium de Ituiutaba, a terra do Gigante Deitado : Jerônimo.

Dr. PEDRO - Quando soubemos que Gertrudes realizava em Ituiutaba,um trabalho de assistência espiritual (FUNDAÇÃO JERONIMO DE MENDONÇA) e a mesma realizava o trabalho de psicografia e também de psicopictografia ,convidamos a mesma para realizar estes trabalhos em Petrolina ,sendo que a partir dessa tornou-se nossa amiga , voltando inúmeras vezes na nossa cidade ,onde a mesma é muito conhecida.

ALEX - E o Jerônimo Mendonça, você o conheceu pessoalmente?

Dr. PEDRO - Conhecemos Jerônimo Mendonça , em visita a Ituiutaba , quando ainda pertencíamos á Juventude Espírita da cidade de Santo André, e também tínhamos contato, quando o mesmo na cidade de Santo Andre, realizava suas palestras, que eram patrocinadas pelo confrade Tibério do centro Espírita Jesus no Lar.

ALEX - E o Chico Xavier?

Dr. PEDRO - Tivemos apenas um contato com Chico Xavier, quando o mesmo já se encontrava muito enfermo.

ALEX - Deixe uma mensagem aos nossos leitores que por algum motivo estão agora lendo esta entrevista sobre Apometria.

Dr. PEDRO - Aos senhores leitores dizemos que procurem conhecer a Apometria ,através do trabalho de Dr. Lacerda de Azevedo, contido nos livros já mencionados anteriormente, pois existem muitas obras que não representam o pensamento do mesmo, sendo que os referidos livros podem ser encontrados em PDF na internet ou comprados através do site www.casadojardim.com.br, para depois buscar outras obras ,tendo assim parâmetros a julgar, se as mesmas são boas ou não. Lembramos também , que para entender o trabalho do Dr. Lacerda devemos ter um sólido conhecimento da doutrina espírita, através da obra Kardequiana e dos livros de André Luiz, os quais possuem muitas informações abalizadas, onde o estudioso terá condições de avaliar os conteúdos dos livros que lhes chegam à mão.

ALEX - Dr. Pedro, muito obrigado pelas 3 horas riquíssimas que passaram conosco hoje!

Dr. PEDRO - Eu é que devo agradecer e me coloco a disposição pelo e-mail amefraternidade@gmail.com.br


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

24 de JUNHO de 2011

PALESTRA com JACOB MELO, na Obra Social Célio Lemos - SJC

Veja a entrevista com ele no link
http://alexscguimaraes.blogspot.com/2011/06/54-alex-entrevista-jacob-melo.html



Jacob durante a Palestra na Célio Lemos

Público presente

Jacob ladeado por Cícero e Waltrick (ambos da USE) que o trouxeram até nós.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E VAI ACONTECER...

NOS DIAS 08, 09 e 10 de JULHO de 2011

O CONGRESSO DA FEESP (Federação Espirita do Estado de São Paulo)

PALESTRA de ABERTURA com DIVALDO PEREIRA FRANCO

INFORMAÇÕES : http://www.feesp.org.br/


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

58ª SEMANA ESPÍRITA em TAUBATÉ
 
DO DIA 02 a 09 de JULHO
 
A USE Intermunicipal realiza no período de 2 a 9 de julho de 2011 a 58ª Semana Espírita de Taubaté. O tema central deste ano é Espiritismo e o Despertar do Homem no Século XXI - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" - Jo: 8:32


Durante todo o período estão programadas palestras, momentos de arte e seminários. Para os seminários, será cobrada uma taxa de colaboração no valor de R$ 10,00.

A programação da 58ª Semana Espírita será realizada na sede do Centro Espírita União e Caridade, Rua Souza Alves, 142, centro, Taubaté-SP.

Programação:

Palestras:

02/07/11 – Sábado - 19:30 horas – Vansan, de Mogi das Cruzes - SP

03/07/11 – Domingo - 19:30 horas – Ismael Batista, de Guaxupé-MG

04/07/11 - 2ª-feira - 19:30 horas - João Luiz N. Ramos, de Cachoeira Paulista - SP

05/07/11 - 3-feira - 19:30 horas - Manolo Quesada, de São Paulo -SP

06/07/11 - 4ª-Feira - 19:30 horas - Rosângela Pires, de São Paulo - SP

07/07/11 - 5ª-Feira - 19:30 horas – Pedro Camilo, de Salvador -BA

08/07/11 - 6ª-Feira - 19:30 horas – Avildo Fioravanti, de Águas da Prata -SP

09/07/11 – Sábado - 19:30 horas – Agnaldo Paviani, de Votuporanga – SP

Seminários:

03/07 – domingo - 09:00h às 12:00h - ‘Desmistificando as Influências Espirituais’, Coordenador Ismael Batista.

10/07 – domingo - 09:00h às 12:00h - Encontro com Cristo

Coordenador: Aganaldo Paviani

 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EM BREVE ATUALIZAREMOS A NOSSA AGENDA

Julho e Agosto de 2011

*Já adiantando*

Teremos na região palestras com Jamiro Santos Filho, Roosevelt Adolphato Tiago, Sandra Carneiro, Leila Silva Brandão, Luiz Claúdio Silva e dentre outros. Aguardem!

Nenhum comentário: