6 de junho de 2011

52 - ALEX entrevista WANYR CACCIA

     Ele é paulistano, publicitário, compositor e produtor musical. Está há mais de 20 anos na Doutrina Espírita e em 2005 lançou seu primeiro cd "Ímago - Por Amor". Depois lançou mais dois, além de produzir um dvd e escrever um livro. Este é o Wanyr Caccia.

 ALEX - Olá Wanyr tudo bem? Estive olhando em sua agenda, ela é lotada! Como você vive meu irmão? Explique para nós (risos)


WANYR - Olá, Alex! Tudo OK!


Realmente tem havido muitos convites por centros da capital e interior de São Paulo, além das jornadas por outros estados.

Quanto ao que vivo hoje defino como um grande desafio! Jamais imaginei tal situação e relutei muito quando Orson Carrara me convidou a transformar meu primeiro CD em "palestras musicadas", como ele mesmo batizou. Minha área profissional é Marketing, sequer a ver com música e compromissos esporádicos não incomodavam minha rotina. Porém, em 2008, produzia meu segundo CD com mais de 180 palestras agendadas, o que me levou a priorizar o projeto, estimulado por várias experiências e momentos especiais vividos até então. Desde o início minha proposta é divulgar a Doutrina Espírita musicalmente sendo fiel à sua essência. Não aceito convit es para "atração musical"; necessito um espaço para reflexão onde as canções que escrevo complementam a didática em momentos de razão e emoção. Todo material é original produzido com recursos próprios e hoje, depois de três CDs, um DVD e um livro, tento administrar de forma que o projeto se sustente. Quanto às viagens há um apoio das casas por onde passo para as despesas e hospedagem; impossível percorrer milhares de quilômetros sem essa "parceria".

ALEX - Como você começou a proferir este tipo de palestras que você realiza hoje?


WANYR - Lembrei anteriormente sobre o convite de Orson Peter Carrara que, tomando conhecimento do meu primeiro CD, chamou-me para conversar sobre o conteúdo do trabalho e a necessidade de suas características como instrumento de divulgação. E, como também mencionei, o que começou de forma inusitada já me levou há 607 cidades entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás, por mais de 250.000 km e quase 1.000 palestras.

ALEX-  O que é o Projeto Ímago?
 
WANYR -  Quando ao final de 2005 terminava a gravação de meu primeiro CD (Por Amor), não tinha idéia de como iria chamá-lo. Um parceiro em três canções, Claudio Bizzocchi, me sugeriu o nome ÍMAGO, que significa fases de evolução, como do casulo à borboleta. O que seria apenas o nome de um disco adotei como projeto, já que produzo com esse mesmo objetivo.


ALEX - O seu público alvo são os jovens ?


WANYR - Antes de ir para estúdio e produzir o primeiro trabalho minha intenção era ciar uma banda para divulgar o Espiritismo entre a "moçada", mas não consegui juntar elementos e convidei amigos para me ajudar no estúdio. Nós espíritos, somos energia pura, da mesma forma que soa um acorde em vibração e sintonia; então, somos essencialmente musicais; nossas vidas são embaladas por variadas trilhas sonoras. Na juventude, hormônios em ebulição e emoções à flor da pele, a música é um forte canal de comunicação; por isso, produzi e produzo com muita dinâmica e arranjos marcantes, sem perder a fidelidade doutrinária nas letras. Tenho respostas surpreendentes entre crianças, jovens, adultos e idosos sobre o conteúdo da tarefa que abraço.
 
ALEX - Como foi de início a aceitação de público em relação á sua guitarra?
 
WANYR - No início apenas cantava acompanhado do p layback dos CDs. Em 2007, quando participava de um Congresso Espírita, Plínio Oliveira me alertou sobre a importância de um instrumento para manter o público atento mesmo nos momentos de intervalo e solos das canções; desde então utilizo uma guitarra semi acústica. Hoje, quando por algum motivo não levo o instrumento sempre alguém me questiona a respeito.
 
ALEX - Quantos discos você tem? Fale um pouco sobre eles.
 

Seu 3º cd "Amar é Viver"
WANYR - CD ÍMAGO/"Por Amor" (2005), CD ÍMAGO/"Na Luz do Firmamento" (2008) e CD "Amar é Viver"(2010).


Cada canção é um momento de reflexão sobre o cotidiano à Luz da Doutrina; sermos e estarmos novamente aqui, 'por que' e 'pra que'.

ALEX - E os dvd's?

WANYR - Em 2009 produzi o DVD "Momento de Refletir" com apoio e direção de Helton Gudin, de Taubaté, produtor de áudio e vídeo, integrante da banda espírita Ânima, de Taubaté.


ALEX - Conheço a banda, muito boa! Você fez uma música linda em homenagem à Chico Xavier. Você o conheceu pessoalmente?


WANYR - Não o conheci pessoalmente, mas o legado de sua estada por aqui me inspira temas e a própria existência. Como costumo mencionar nas palestras : Chico é pra mim um exemplo de que a vida é um permanente exercício de troca.

ALEX - Sua música "Evangelho no Lar" resume para nós as benfeitorias que este culto nos traz. Diga aí para nós sobre o Evangelho no Lar.


WANYR - A leitura do Evangelho é um momento precioso mas, como nos alertava o próprio Chico, sem a prática do que se lê esse momento se perde pra sempre. Não importa a hora, o lugar, se acompanhado ou não, sem convenções ou tempo; apenas um momento para imprimir no coração palavras e frases que possam servir de estímulo e apoio na caminhada ao melhor da vida através do nosso melhor.

ALEX - Você já escreveu algum livro?


WANYR - Em 2007 comentei ao Orson sobre diversas histórias de vida que conhecera e anotara em minha agenda, quando do contato com dirigentes e frequentadores das casas que visitara até então. Depois de ler algumas delas, ele insistiu que eu deveria transformar em livro aquele rico material; exemplos de superação e vida com o apoio da Doutrtina , que serviriam para outros ainda presos às lamentações sobre os dissabores do caminho. Ele mesmo conhecia algumas dessas pessoas e não sabia das lições que haviam experimentado. Dei a forma de um diário, onde o leitor viaja comigo por todos o centros e cidades que visitei no primeiro ano e meio de palestras descobrindo pessoas e histórias verdadeiras onde, entre elas, a de filhos que preperaram seus pais para seu próprio desencarne. "Descobrindo a Essência da Vida", Didática Editora, São Paulo, SP.

ALEX - Interessante! E você sendo um médium de passes; O que significa pra você : o passe espirita?


WANYR - Acredito que, brevemente, cada Casa Espírita transformará suas salas de passe em salas de estudo; como já disse Emmanuel, não há melhor forma de renovação do que o conhecimento e a prática deste. Houve a fase dos fenômenos mediúnicos e dos grupos de estudos isolados e contemplativos. Os Amigos do Alto nos enviaram a dinâmica da vida em sua essência mostrando-nos, como o próprio Cristo o fez, que somente nosso melhor transformará igualmente nossa vida, tudo e todos à nossa volta.

ALEX - Para finalizarmos, um Pinga-Fogo:


- Música: Sem preconceito ou rótulo; a sublimação das energias de cada um no seu momento.

- Mídia: Vivemos a era da comunicação e o Movimento Espírita deve revigorar-se acompanhando seu tempo.

- Juventude: Que os dirigentes espíritas abram olhos e corações para atrair as mocidades e parem de ficar esperando que eles cheguem.

- Chico Xavier: Kardec codificou, mas Chico deu vida a uma Doutrina que é, justamente, a própria vida.

- Deus: A força maior dentro de cada um de nós, como nos lembrou Jesus Cristo quando aqui esteve.

ALEX - Obrigado Wanyr pela entrevista, por nos trazer através da música e suas "pregações" o que Jesus nos quer falar ao coração. Muito mais sucessoa ainda nesta caminhada!


WANYR - Sou eu quem agradece a oportunidade de divulgar mais um pouco minha tarefa e lhe dou os parabéns pela perseverança na divulgação da Doutrina. Apoio aos que comungam desse propósito. Nos encontraremos no dia 11 e, como costuma dizer Orson Carrara: Prossigamos!

ALEX - Prossigamos! E todos os leitores estão convidados a comparecerem no 8º Encontro de Espiritismo em Jacareí-SP, nos dias 10, 11 e 12 de junho. A palestra do Wanyr Caccia será no sábado, dia 11, ás 18hs, no Pátio dos Trilhos. Compareçam!!!


Wanyr Caccia e Alex Guimarães




 

Nenhum comentário: