29 de maio de 2011

51 - ALEX entrevista SIDNEY FRANCEZ

Ele é orador e articulista espirita; Aposentou-se como gerente bancário depois de 30 anos trabalhando no Banco do Brasil; Foi advogado, chegou a dar aulas por 2 anos na Faculdade de Direito de Bauru e atualmente está ligado ao ramo empresarial de perfumes e cosméticos. Tem quatro filhos e quatro netos. É diretor e voluntário do CEAC (Centro Espirita Amor e Caridade, em Bauru-SP), estou falando de Sidney Francez Fernandes.

ALEX - Olá Sidney tudo bem? Como você conheceu o Espiritismo, ou melhor, como lhe apresentaram?

Sidney Francez Fernandes
SIDNEY - Tinha eu aproximadamente 10 anos de idade quando meu pai me encaminhou à primeira aula de evangelização infantil espírita. Lá encontrei João Durval Previdello, que iria se tornar meu mentor, incentivador e modelo dentro da vivência espírita. Nomeou-me "presidente" da Pré-Mocidade Espírita, com a obrigação semanal de ler uma página de Hilário Silva aos domingos. Durante a semana era uma preocupação muito grande com a "terrível" obrigação dominical. Lançou-me na locução de programas radiofônicos espíritas. Devo a ele a minha iniciação na oratória espírita.


ALEX - Que legal Sidney, e você conseguiu apresentar a Doutrina aos seus filhos e netos também?

SIDNEY - Meus quatro filhos participaram da evangelização infantil. Uma das minhas filhas, a mais velha, além de encaminhar suas filhas às aulas dominicais espíritas, hoje é diretora do Centro Obreiros do Bem de Araraquara. A segunda filha também está encaminhando meus netos à evangelização.

ALEX - Falando em crianças, quais seriam hoje os limites na educação e responsabilidade dos pais para com os filhos e vice-versa?

SIDNEY - Tenho um artigo denominado LIMITES, em que destaco algumas inversões de valores no relacionamento com os filhos. Tenho uma palestra com o título EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE que discorre exatamente sobre o posicionamento espírita sobre vários fatores da educação. Principalmente com relação a crianças, nosso posicionamento é muito sério, considerando que nos foi outorgada uma verdadeira missão, aproveitando os primeiros anos de nossos filhos, quando ainda estão receptivos a mudanças de caráter, mormente às relativas aos defeitos trazidos de vidas anteriores. Deixar os filhos por conta própria, sem educação religiosa e sem limites é o maior crime que podemos cometer. Temos a obrigação de acompanhá-los e eles se ressentem da falta de limites. Responderemos por nossa displicência.

ALEX - E o que ocorreu recentemente com aquelas crianças na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, como você enxerga aquela situação?

SIDNEY - Abordei esse assunto no meu artigo REALENGO, BULLYING E BIN LADEN. A sociedade de uma maneira geral tem dado tristes exemplos para a nossa juventude. A maneira como os jovens americanos comemoraram a morte do saudita demonstra que a LEI DE TALIÃO ainda vigora em todas as sociedades. Nós brasileiros também não damos bons exemplos. Que moral podemos exigir de nossos filhos se não agimos corretamente? Exigimos bom comportamento dos nossos políticos, mas na vida de rotina cometemos uma série de desonestidades que não nos habilitam a exigir bom comportamento dos nossos eleitos e dos nossos filhos. Lamentável a tragédia de Realengo. Mas, mais lamentável é a conduta da humanidade com tristes exemplos de violência.

ALEX - Você falou em Osama Bin Laden, eu li este seu artigo em que também se falava de bullyning e violência.

SIDNEY - A forma selvagem como foi ele executado não foi muito diferente dos seus atentados. Enquanto vigorar a lei do "olho por olho, dente por dente", continuaremos a fomentar a violência a nível internacional, a nível de pessoas e a nível familiar.

ALEX - É necessário nascer de novo? Também li um artigo de vossa autoria sobre este tema. Comente conosco.

Sidney sendo entrevistado.
SIDNEY - Recentemente um pastor americano foi demitido de suas funções porque ousou discordar da existência do inferno. Muitos modernos filósofos e religiosos não aceitam mais, como diria Paulo, Apóstolo, em sua única comunicação anotada por Allan Kardec em "O Livro dos Espíritos", essa ideia de fornalhas ardentes e caldeiras ferventes, considerada, quando muito, um fantasma para assustar criancinhas, enquanto pequenas e ingênuas. Há uma coisa muito mais forte do que todos os exércitos reunidos. A força de uma ideia cujo tempo é chegado. Essa frase de Victor Hugo resume o momento da ideia da reencarnação. Chegou o seu tempo!

ALEX - E falando nisso, há uma palestra que você irá proferir para nós, cujo tema é "Vida Além da Vida", comente um pouco sobre este tema.

Dia 11 de junho de 2011, ás 15:30hs no Pátio dos Trilhos, em Jacareí-SP (8º Encontro de Espiritismo)

SIDNEY- Trataremos da morte. Conclusões da ciência atual que não consegue explicar as chamadas EQM - Experiências de Quase Morte, com os mesmos "sintomas" do transe da morte já anunciados por Kardec e seus sucessores desde 1854. Depois, através de slides, uma "reportagem" de um morto, Irmão Jacó, que no livro "Voltei" tem autorização do plano espiritual para descrever passo a passo o seu desencarne. Tentaremos também trabalhar a pergunta: O ESPIRITISMO SERÁ A RELIGIÃO DO FUTURO?

E a extraordinária resposta de Léon Denis: O ESPIRITISMO SERÁ O FUTURO DAS RELIGIÕES. Aliás, com a permissão do mestre Denis, já está sendo.

ALEX - Estes slides em que falou eu tive a oportunidade de vê-los, do Américo Sucena, são maravilhosos, embelezam a palestra. E o que você poderia nos dizer sobre o que seria a Verdadeira Cura?
SIDNEY - Somente encontraremos os equilíbrios físico, emocional e espiritual, quando nos educarmos. Segundo Allan Kardec, a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos (LE 685). Sem a educação moral, todo o resto perece. As doenças do passado voltam. E as decorrentes das incorreções da vida atual tem campo aberto à manifestação. Temos que criar condições para que se manifestem nossos genes benéficos. Em o livro "Libertação", André Luiz afirma que: “Dirija um homem a sua vontade para a idéia de doença e a moléstia lhe responderá ao apelo, com todas as características dos moldes estruturados pelo pensamento enfermiço...” O ser humano não tem somente o dom da auto cura, mas também da auto doença. A verdadeira cura vem da nossa cura interior.

ALEX - Fale um pouco sobre a sua mediunidade.

SIDNEY - É apenas intuitiva.

ALEX - E o CEAC, conte um pouco para nós sobre esta casa tão iluminada e conhecida no Brasil todo.
CEAC de Bauru - SP

SIDNEY - Hoje o CEAC é uma das maiores casas espíritas do Brasil. Não apenas no campo assistencial, com seu albergue noturno funcionando desde 1951 e, com sede nova inaugurada provavelmente no mês de junho, como por todos seus setores e projetos nas periferias de Bauru. Mas, principalmente no campo doutrinário. A CEAC Editora hoje está com títulos respeitáveis e não apenas de autoria de Richard Simonetti. Temos quase 100 grupos mediúnicos em funcionamento. Quase 1000 voluntários. A partir da mudança do albergue noturno para a sede nova, iniciaremos um processo de reforma do prédio atual, visando o fortalecimento dos nossos estudos e sessões doutrinárias.

ALEX - Você falou em Richard Simonetti, quem seria ele para você?

SIDNEY - Além de amigo, companheiro de Doutrina Espírita de longa data. Já falamos juntos, viajamos juntos e partilhamos dos mesmos ideais. Deverá ser o meu orientador nos lançamentos dos meus primeiros livros. Eu falo às segundas e quartas-feiras ao lado de Richard Simonetti (meia hora cada um) e atualmente faço parte de um grupo que está organizando os preparativos para o lançamento do 50º livro de Richard Simonetti, que vai se denominar O PLANO B.

ALEX - Vamos para o Pinga-Fogo agora?
 
- MÍDIA - Seu atual posicionamento tecnológico está começando a dar espaço para as idéias espíritas. Sorte nossa que falar de reencarnação, EQM’s, vida além da vida, esteja dando audiência. Nunca a Doutrina Espírita foi tão falada e divulgada como em 2010 e no presente momento.

- FAMÍLIA - Berço do espírito. Fator fundamental para o processo evolutivo.

- ESPIRITISMO - Parafraseando Léon Denis: "Faz 150 anos que os espíritas sabem o que a ciência hoje pretende descobrir". Temos que honrar a responsabilidade desse conhecimento.

- KARDEC - Venceu os momentos de solidão. E teve a humildade de se intitular o coordenador e não o criador do Espiritismo. Conheceu os fenômenos espíritas com 50 anos. Em menos de 15 anos consolidou a revivescência do Cristo.

- DEUS - Como pode, um minúsculo ser relativo, definir o absoluto?

ALEX - Muito obrigado pela entrevista Sidney, aguardamos ansiosos sua presença no 8º Encontro de Espiritismo e que DEUS continue a lhe iluminar nesta sua caminhada tão abençoada.

SIDNEY - Agradeço a oportunidade e a inteligência nas perguntas. Espero poder contribuir com tão organizado encontro.
Sidney, Alex e Monteoliva em Jacareí-SP

Nenhum comentário: