25 de maio de 2011

50 - ALEX entrevista JORGE REIS

     Em comemoração de nossa 50ª Postagem neste Blog, nosso entrevistado de hoje é mais do que especial, ele nasceu no sertão da Bahia e transferiu-se para São José dos Campos-SP em 1969. Ele é contabilista, funcionário público e professor universitário. É compositor e músico do Grupo Castelã, que estão lançando seu 6º cd. Além de ser apresentador do Programa de Rádio "Vivência Espirita" na Bandeirantes 1120 AM e do Programa de Televisão "Visão Espirita" no canal Net. Estou falando do bem-humorado Jorge Reis.

ALEX - Jorge é meu "chará" de aniversário, nascemos em 29 de abril, eu em 1981 e Jorge um pouco antes (risos). Como foi sua infância no sertão baiano?

JORGE - Minha Infância no Nordeste, até 10 anos de idade, foi muito feliz, as referências que trago desta infância estão sempre marcadas em minha mente. Hoje tenho certeza que esta pequena estadia de 10 anos no sertão nordestino não foi mero acaso, pois me sinto como se de alguma maneira já tenha vivido muito tempo por lá. Além disso, ainda tenho muitos parentes e amigos por lá.
Alex, tenho músicas e poesias dedicadas á minha cidadezinha na Bahia, cujo nome é Patamuté. Este nome é indígena que significa: "Ela viu água"

ALEX- Que legal Jorge! E quem é o Jorge contabilista e funcionário público? Você ainda é professor universitário?

JORGE - Sou contabilista formado pela UNITAU e Pós graduado em Auditoria e Administração Financeira. Entrei para o serviço público em 1981 onde atuo como Controler. Lecionei na UNIVAP até o ano de 2007, quando resolvi parar para me dedicar mais ao que gosto de fazer que são os trabalhos sociais, a divulgação da Doutrina e a Música. Contudo, ainda leciono esporadicamente em módulos de Pós graduação na UNITAU, nos cursos de Auditoria, Contabilidade Pública e Perícia Contábil.

ALEX - Quem era o Jorge até meados dos anos 90, ou seja, até conhecer a Doutrina Espirita?


JORGE - Comecei a me interessar e estudar a Doutrina Espírita a partir de 1981, quando ganhei o meu primeiro Livro, "O Livro dos Espíritos", em uma visita que fiz ao Cento Espírita Divino Mestre e quem me doou o livro foi um rapaz (na época) chamado João, que ainda esta atuando no movimento. Contudo, só fui me dedicar a Doutrina a partir de 1996, quando conheci a AME.
Alex, antes de começar a praticar a Doutrina eu era um tanto desligado dos bons costumes, pois bebia, fumava, fazia farras e muitas outras bobagens.

ALEX - E quem foi o Jorge depois?

JORGE - Hoje penso que mudei muito, os vícios que citei eu já me livrei deles, graças á Jesus. Tento fazer o que posso para me transformar moralmente em uma pessoa do Bem. Contudo, quem poderia informar melhor isso, seriam meus familiares e os amigos que estão constantemente comigo.

ALEX - Nós afirmamos : Você é do Bem! Por tudo o que você faz pela Doutrina, seja na música, no rádio, na tv ou até colaborando como voluntário na AME (Associação Maternal Espirita) e no Grupo Espirita Anjo Ismael. E falando nisso, quais são as suas funções desenvolvidas nestas duas casas?

JORGE - Na AME, sou diretor de Estudos atualmente, já fui por muito tempo Diretor de Promoção e Captação de recursos. Contudo, na AME acabamos fazendo o que precisa para colaborar. Na parte Espiritual, atuo como orador, atendimento fraterno, entrevistador, bibliotecário, passista, Câmara de passe e de médiuns, porteiro, limpeza, etc.
No ANJO ISMAEL, atuo principalmente na parte de Oratória, atendimento fraterno, entrevistador e ajudo também na coordenação de eventos.

ALEX - Agora uma pergunta particular : quais seus cantores preferidos?


JORGE - Gosto de todos os estilos musicais, mais sempre dou preferência aos brasileiros, vou citar quatro: Roberto Carlos, Raul Seixas, Nando Cordel e Joanna.

ALEX - Quando surgiu o grupo Castelã?

JORGE - O Grupo Castelã surgiu em 1997, por iniciativa de três amigos: Evaldo Batista do Anjo Ismael, Luiz Carlos do Anjo Ismael e Jorge Reis da AME.

ALEX - Por que do nome "Castelã"?

JORGE - Castelã é um Grupo ligado á Maria, que atua no plano espiritual em regiões bem escuras, por isso no nosso logo têm a lamparina, e participa também de resgates pesados e de encarnações difíceis.

Alex, a título de informação, os nossos irmãozinhos com sindrome de Down e autistas, gostam muito de nossas músicas. Penso que dentro das nossas músicas exista algum tipo de mensagem que só elas conseguem captar.


Jorge e Luiz com o 6ºcd lançado esta semana
ALEX - É interessante isto que você falou Jorge, pois eles realmente percebem algo que nós pela menor sensibilidade em relação á eles, não captamos. E a música de vocês já vem com aquela vibração boa, só de olhar vocês se formando para se apresentarem em algum lugar, o ambiente em que estamos já se modifica, é impressionante! E quantos cd's vocês já produziram?

JORGE - Já produzimos 6 CD's.

ALEX - Se alguém quiser entrar no grupo, há vagas?

JORGE - O Grupo Castelã está sempre aberto para novos componentes, desde que saiba cantar e possa nos seguir.

ALEX - Cada cd possui 14 músicas, com este sexto vocês estão contabilizando 84 músicas. Como é selecionar poucas músicas entre tantas para realizarem suas apresentações por aí?

JORGE - Geralmente escolhemos aquelas que o público parece se afinizar mais e vamos enxertando com outras novas para apresentá-las. E ainda têm as músicas de outros artistas que também sempre cantamos, desde que sejam boas.

ALEX- Um caso é a "Paz pela Paz" do Nando Cordel que vocês estão cantando, não é! Que linda música. E tem a "Ai Lili", do Sérgio Santos, que minha filha de 5 anos adora cantar (risos), é no carro, é em casa, em suas apresentações...Como surgiu essa idéia de cantá-la?

JORGE - Ela me tocou quando escutei o meu amigo Sergio Santos de Uberaba cantá-la durante uma sessão de cartas consoladoras do Carlos Baccelli em 2009. Ali fiquei sabendo que esta era uma das músicas preferidas de Chico Xavier. A partir dali apresentei para o grupo e começamos a cantar. O público em geral adora!
Alex com Jorge Reis e Luiz Carlos

ALEX - Como começou sua parceria com o Luiz Carlos?


JORGE - Desde que o conheci em 1997 e descobri o grande talento que ele tinha para compor e para cantar. É um dos meus cantores preferidos também.

ALEX - E aquela história do gravador, de você compor algo enquanto dirige e de repente, você estaciona o carro, apanha o gravador e começa a cantar?

JORGE - Isto acontece de vez em quando, principalmente quando mentalizo algum tipo de música que quero compor.
Um exemplo : A dona Anita Amaral da AME me encomendou para fazer o hino da AME e eu fiquei com aquilo na cabeça. Certo dia quando ia saindo da própria AME, a letra e a música começaram a chegar simultaneamente. Resumo, tive que parar o carro e fazer a música ali mesmo na rua, pois se esperasse chegar no trabalho perderia muitas partes. Depois disso comecei a andar com um gravador digital que fica mais fácil, principalmente pela melodia.

ALEX - Em 2004, você e o Rui Barbosa, estrearam na Rádio Bandeirantes (1120 AM), o "Programa Vivência Espirita", como foi isso?
Rui, Alex e Jorge

JORGE - Quando comecei a divulgar o Grupo Castelã tive a oportunidade de visitar algumas emissoras de rádio e comecei a pensar no porque de até aquele época não existir um programa de Rádio para divulgar a Doutrina Espírita em nossa cidade. Fiquei com este pensamento e já idealizando como seria apresentar um programa Espírita. Certo dia tivemos um encontro na AME, onde apresentei para todos os presentes o site do Castelã que havia entrado no ar naquela época, por volta de novembro de 2003, O Rui Barbosa que já era um dos principais incentivadores do Grupo Castelã estava presente, gostou bastante do site e disse que precisávamos divulgar um pouco melhor nossa Doutrina na Cidade e região. Foi então que eu disse que se tivéssemos um programa seria o ideal. A partir do dia seguinte começamos a pesquisar quanto custaria para colocar um programa no ar. Resumo, corremos atrás dos patrocinadores,  fechamos o contrato com a bandeirantes no início de Janeiro de 2004, comunicamos e pedimos apoio aos movimentos Espíritas da cidade e marcamos a data para começar o programa. Foi aí que viramos um para o outro e nos questionamos: - O que é que vamos fazer agora? Ou seja, nenhum de nós dois jamais tínha feito um programa de rádio. Mesmo assim fomos com a fé, a coragem e acima de tudo com a ajuda do plano espiritual que nos apóia nesta empreitada desde os primeiro momentos.

ALEX - Que bela história Jorge. E teve algum ou alguns momentos especiais que ocorreram nestes anos todos de rádio, que valeria a pena relatar aqui para nós agora?
JORGE - Alex, existiram muitos momentos marcantes. Particularmente a entrevista com o Saulo Gomes foi muito emocionante para mim, como também receber mensagens psicografadas ao vivo através do médium Ary Rangel de Tremembé. Contudo o grande legado do programa Vivência Espírita é ter conseguido estreitar mais os laços de amizade entre os movimentos Espíritas e Espiritualistas em nossa Cidade.

ALEX - Eu tive a oportunidade de escutar estes dois programas que você citou e concordo com você, mas acredito ter sido ainda mais emocionante estar ali no estúdio, naquele instante do recebimento da mensagem psicografada. E na TV você também entrevistou ambos, como surgiu em sua vida o "Programa Visão Espírita", no canal NET?

JORGE -Depois do sucesso do Vivência Espírita começamos a pensar num programa de televisão. Quando o Nelson Borges foi fazer algumas entrevistas conosco, pensava da mesma maneira, começamos as pesquisas, Eu, o Rui Barbosa, o Fernando Petiti e o Nelson Borges. Começamos a imaginar queal serio o modelo melhor para um Programa Espírita de Televisão. O Nelson tomou a frente da idéia com toda sua competência e dedicação á causa, fazendo surgir assim o programa Visão Espírita em 2010.

ALEX - Neste programa, uma vez entrevistando o médium Rogério Henrique Leite, vocês conversaram sobre seu pai desencarnado. Rogério havia visto ali em sua apresentação musical, o espirito de seu pai. E você? O percebe? O sente? Eu que tenho minha mãezinha desencarnada há 13 meses, lhe pergunto como é esta percepção sua?

JORGE - Alex, embora seja médium de psicofonia e vidência, nunca tive a oportunidade de ver algum parente. Vejo apenas em sonho e me dou por satisfeito por isso. Penso que quando for necessário terei a oportunidade de vê-los e receber mensagem dos mesmos. Como já recebi, tanto de meu pai como de minha mãe.

ALEX - Ainda falando do Rogério, você só prefaciou o livro dele ou fez outros prefácios por aí? Que prefácio eihn Jorge!

JORGE - Prefaciei também o Livro de meu amigo Luiz Carlos Forcato, no entanto ainda não foi editado.
Foi com muita satisfação que perfaciei o livro do Rogério “Metamorfose da Alma”, principalmente por ser do Raul Seixas.

ALEX - E a música "Em Gestação", recebida mediunicamente por Rogério, pelo espirito de Raul Seixas. Como foi gravar esta música? Particularmente, quando a ouvi senti o Raulzito ali cantando!

JORGE - Alex, o Rogério Leite recebeu uma mensagem longa cujo título era “Mensagem do Raul”, a qual era narrada usando todas as terminologias de suas músicas. Achei muito interessante e já veio a intuição de fazer uma música. Fiz a adaptação e saiu a música em Gestação.

ALEX - E esta múscica "Em Gestação", além de ter saído no cd de Mensagens do médium Rogério, também está agora no mais recente cd do Grupo Castelã, cujo título do disco é "Terapia do Abraço". E agora fale um pouco para nós sobre o maravilhoso Projeto Evangelho Musical. Como ele funciona?

JORGE - O Evangelho Musical foi uma idéia de colocar mais arte nas palestras e mesmo levar um pouco de música sem necessariamente ter que levar o Grupo Castelã todo, já que são muitos componentes e a locomoção fica difícil. Tem dado muitos resultados, tanto que já temos vários títulos, como: O Espiritismo Expresso através da Música; Jesus,guia da Humanidade; Caridade, caminho para paz e para felicidade; Amor a Deus, ao Próximo e ao Inimigos; Chico Xavier uma vida de amor; Bezerra de Menezes, vida e obra; etc.

ALEX - Adoro ouví-lo falar de Chico Xavier e quase encerrando, fale-nos um pouco sobre este "cisco", mas que é um "enorme" missionário.

JORGE - Alex, sei que se o Chico souber, não vai gostar muito do que penso, mas eu assumo a responsabilidade (risos). Penso que depois de Jesus, Chico Xavier é o espírito mais importante que já passou pela terra.

ALEX - Não é somente você quem pensa isso Jorge. E vamos finalizar com um Pinga-Fogo?


- Bahia - Magia

- Família – Aprendizado constante

- Música – Higiene Mental

- Comunicação - Viver

- Kardec – A sabedoria do questionamento

- DEUS – O Grande Arquiteto do Universo

ALEX - Muito obrigado Jorge, pelo carinho de sempre, principalmente para com a nossa filha, a sua fã (risos) e que Jesus continue a lhe iluminar nestas maneiras de divulgação espirita que você faz, seja na música, na rádio ou na tv. Muita Luz, Paz e são suas considerações finais:

JORGE - Alex, parabéns pela iniciativa destas entrevistas em seu blog.

Eu penso que divulgar algo que acreditamos é uma das coisas mais gratificante da vida. Muitos me questionam como tenho tempo para fazer tantas atividades ao mesmo tempo? Minha resposta é que tudo que se faz com satisfação e alegria visando ao bem do próximo é o caminho que nos leva a vencer a nós mesmos. Paz e Alegria em todos os corações!

ALEX - É isso aí Jorge e fica aqui o contato do Grupo Castelã, o telefone é (12) 3936 - 1391, o site é o www.anjoismael.org/castela e o e-mail é jorgereis@giasj.cta.br

Se você quiser acessar os programas na tv, entre no site http://www.visaoespirita.tv/ e se quiser assistí-los ao vivo eles são exibidos aos domingos, ás 10:30 no canal 03 e 95 da NET DIGITAL, com reprises ás 22hs aos domingos (canal 10 - São José dos Campos) e ás 5ª feira ás 22hs nos canais 03 e 95 (São José dos Campos), nas cidades de Taubaté e Caçapava, eles são exibidos pelo canal 21 aos domingos ás 22hs, e no mesmo dia e horário pelo canal 10 na cidade de Jacareí-SP.

Já o programa no rádio é só sintonizar 1120 AM, na Rádio Bandeirantes, todos os domingos das 8:00hs ás 10:00hs.

Vejam agora abaixo alguns videos do Grupo Castelã que são facilmente encontrados no YouTube



Essa música acima é particularmente ao meu ver uma das melhores, emociono-me á cada vez que á ouço, que simplicidade : " Hoje quando o sol se foi, deixô o meu coração desejando um cantinho, pititinho, com muito amor. Onde o vento maestrando fizesse as gaiá cantar. E um riacho primoroso, venturoso, viesse passá. Margeadinho de frô, cada uma de uma cô, Chamando as broboleta, as abeinha e os beija-frô. Onde o meu coração de ocê se alembrasse, Então cheio de emoção, cantasse, cantasse... Envolvido na pureza desse sentimentos meus, Eu pudesse com certeza me encontrar ali com Deus..."







 AGENDA DO GRUPO CASTELÃ DE MAIO A DEZEMBRO DE 2011



APRESENTAÇÕES, EVANGELHO MUSICAL E AULAS MUSICAIS

Contato para apresentações: Jorge Reis – (12) 3947-3230/3936-1391 ou Jorgereis@giasj.cta.br

MAIO/2011


DIA HORA LOCAL ENDEREÇO OBSERVAÇÃO


29 19:30 Pequeno Templo Pça. Das Antilhas, 30 – V.Rubi – SJC Evangelho Musical – J. Reis e L. Carlos

31 19:30 C O A L Rua Adolfo Goll, 22 – J. Morubi - SJC Aula Musical – Jorge Reis

JUNHO/2011


DIA HORA LOCAL ENDEREÇO OBSERVAÇÃO

10 -19:30 Jacareí– 8º Encontro Esp. Câmara Municipal APRESENTAÇÃO DO GRUPO

16 -19:30 COAL – Aniv. D. Licinha Rua Adolfo Goll, 22 – J. Morubi - SJC APRESENTAÇÃO
18 -18:30 Missionários da Luz Local a confirmar APRESENTAÇÃO DO GRUPO

De 23 a 26 Viagem a Uberaba – Hospital Fogo Selvagem e outros locais APRESENTAÇÃO DO GRUPO

JULHO/2011


DIA HORA LOCAL ENDEREÇO OBSERVAÇÃO

02 -17:30 C.E. Irmão Rodolfo Rua Ipê, 182 – J.Industrias- SJC Aula Musical – Jorge Reis

03 -16:00 FRAMAN Rua Juriti, 347 – Vila Tatetuba - SJC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

06 -19:30 Frat. Esp. Paulo de Tarso R. Casemiro de Abreu, 04 – Maringá - SJC Aula Musical – J. Reis

11 -20:00 C.E. Irmão Rodolfo Rua Ipê, 182 – J.Industrias- SJC Evangelho Musical – J. Reis e L. Carlos

14 -19:30 G.E. Anjo Ismael Rua Scorpius, 1610 – J.Satelite – SJC Aula Musical – Jorge Reis

15 -19:30 Caraguatatuba CEAC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

16 -14:30 Lar de Idosos a definir CHÁ COM O CASTELÃ

24 -18:00 Pequeno Templo Pça. Das Antilhas, 30 – V.Rubi – SJC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

AGOSTO/2011


DIA HORA LOCAL ENDEREÇO OBSERVAÇÃO

06 -17:30 C.E. Irmão Rodolfo Rua Ipê, 182 – J.Industrias- SJC Aula Musical – Jorge Reis

13 -19:30 C.E. Vicente de Paulo Pindamonhagaba Aula Musical – Jorge Reis

23 -19:30 C O A L Rua Adolfo Goll, 22 – J. Morubi - SJC Aula Musical – Jorge Reis

29 -19:30 FRAMAN Rua Juriti, 347 – Vila Tatetuba - SJC Evangelho Musical – J. Reis e L. Carlos

SETEMBRO/2011


DIA HORA LOCAL ENDEREÇO OBSERVAÇÃO

17 -14:30 Lar de Idosos a definir CHÁ COM O CASTELÃ

28 -20:00 C.E. Divino Mestre Rua Rubião Junior, 640 – Centro – SJC Evangelho Musical – J. Reis e L. Carlos

OUTUBRO/2011


DIA HORA LOCAL ENDEREÇO OBSERVAÇÃO

03 -19:30 Frat. Irmão Rafael R. Caio Madureira, 51– - SJC Aula Musical – Jorge Reis

05 -19:30 Pequeno Templo Pça. Das Antilhas, 30 – V.Rubi – SJC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

22 -17:00 AME R. Dr. Oscar Strauss, 350 - SJC Aula Musical – Jorge Reis

27 -19:30 G.E. Anjo Ismael Rua Scorpius, 1610 – J.Satelite – SJC Aula Musical – Jorge Reis

29 -14:30 Lar de Idosos a definir CHÁ COM O CASTELÃ

NOVEMBRO/2011

26 -14:30 Lar de Idosos a definir CHÁ COM O CASTELÃ

DEZEMBRO/2011

03 -19:00 Dia dos Deficientes Câmara Municipal APRESENTAÇÃO DO GRUPO

10 -14:30 Lar de Idosos a definir CHÁ COM O CASTELÃ

11 -18:00 Pequeno Templo Pça. Das Antilhas, 30 – V.Rubi – SJC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

13 -19:30 Espaço Camilo salgado Rua S.Jorge , 182 – Santana – SJC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

17 -17:00 C.E.Bezerra de Menezes Pindamonhagaba – SP APRESENTAÇÃO DO GRUPO

19 -19:30 FRAMAN Rua Juriti, 347 – Vila Tatetuba - SJC APRESENTAÇÃO DO GRUPO

24 -19:00 A M E R. Dr. Oscar Strauss, 344–Bosque-SJC Evangelho de Natal - GRUPO

Nenhum comentário: