13 de maio de 2011

47 - ALEX entrevista RENATO PRIETO

     Ele é ator há mais de 25 anos. Já participou de novelas e programas na Rede Globo de Televisão. Seu Projeto montou 12 espetáculos diferentes para o Teatro, que já foram assistidos por mais de 6 milhões de pessoas. Em seu mais recente trabalho, ele interpretou no cinema o personagem 'André Luiz', no filme recordista de bilheteria "Nosso Lar". Estou falando de Renato Prieto.



Alex - Quando esteve em nossa cidade, você concedeu várias entrevistas e eu não aproveitei a oportunidade. Agora chegou a minha vez, tudo bem Renato? O espetáculo "Além da Vida", ficou por 25 anos em cartaz, a principio era dirigido pelo saudoso Agusto Cesar Vanucci e depois passou a ser por você dirigido. Como foi ficar com esta peça em cartaz por tanto tempo?


Prieto : Tudo bem Alex. Esta é uma história que marcou a vida de todos nós. No início foi uma luta, o sucesso veio aos poucos. Quando estávamos em cena, era sempre uma alegria e um pionerismo. Como no palco sempre haviam atores a mais, era possivel fazermos também outros trabalhos. Nós do elenco somos amigos-irmãos até hoje e naquela época éramos uma grande familia. O espetáculo foi e sempre será do saudoso Augusto César Vannucci.

Alex - Falando em 25 anos, este também é o tempo de carreira artistica que você possui. Nestes tempos, você atuou ao lado de Grande Otelo, Ary Fontoura, Lúcio Mauro, Nuno Leal Maia, Tônia Barreira e dentre outros. O que significa esta "bagagem" pra você?


Prieto - Nesta profissão o que vale é o tempo de estrada, quanto mais bagagem, maior a compreensão do nosso compromisso com esta bela carreira. Digo sempre que não é profissão, é DEVOÇÃO. Sempre lamento pelos colegas atores que não compreendem qual o nosso compromisso nesta jornada, precisamos ajudar a todos e orientar com as muitas histórias que temos para contar através dos textos e personagens.

Alex Como diretor, você trabalhou com o grande nome da comédia nacional, Chico Anisio na peça "Inimiga Pública Nº1". Como foi este trabalho em conjunto?

Prieto - Muito bacana, Chico é na minha opinião o maior ator deste país e muito generoso com todos. Ele sempre me tratou com muito carinho.

Alex - Recordo de minha mãezinha, desencarnada há 13 meses, comentando comigo sobre o "Trem Noturno" e o "Caso Verdade", que foram exibidos respectivamente em 1978 e 1980, um ano antes de eu nascer. Como foram estes dois trabalhos?


Prieto - Meu Deus! Eu já estava encarnado e você chegando (risos)

Alex - Você não é tão velho assim e eu não sou tão novo assim (risos)

Prieto - Foram dois ótimos trabalhos e personagens. O primeiro recebi excelentes críticas e abriu muitas portas em minha carreira. O segundo (Caso Verdade - Contrato de Risco) dirigido pelo Reynaldo Boury, me levou a um contrato com TV Globo na novela "Sinhá Moça" (a primeira versão), mas quero avisar á todos que continuo um menino de tão jovem (gargalhadas).

Alex - Daqui a pouco falaremos desta novela. Já que estamos falando de mãe : ao fim do seu espetáculo "A Morte é u ma Piada", que eu tive o prazer de assistí-lo na primeira fila. Você lê uma carta que sua mãe lhe enviou além-túmulo, através de Francisco Candido Xavier. Fale um pouco sobre esta carta e sobre sua mãezinha, se não formos tocar muito em sua intimidade.


Prieto - Mamãe sempre será a minha bússola, ela é muito especial em todos os sentidos. Falar dela no palco dá a todos nós a oportunidade da emoção genuina e também para pensarmos que a morte só é uma piada, pois a vida continua. Recebi a mensagem (carta psicografada) depois de 3 anos que ela tinha retornado ao plano espiritual  e fico sempre muito emocionado quando falo no assunto. É bom compartilhar com o público esta bela mensagem.

"Sinhá-Moça"
Alex - Voltando ao assunto "televisão", você foi indicado a um prêmio na tv pela atuação na novela "Sinhá Moça". Como foi isso?


Prieto - Já fui indicado á muitos prêmios. Recebi tantos outros, mas o maior reconhecimento sempre é o público que lota os teatros por onde passo e a credibilidade é adquirida com todos estes anos de dedicação. Credibilidade é por toda vida, fama é sempre passageira. E eu fico com a primeira.

Prieto e Ana Rosa
Alex - Sua amiga, a atriz Ana Rosa, que participou também do filme "Nosso Lar", depois de muitos anos longe da teledramaturgia, voltou agora para a novela "Morde e Assopra". Você também tem planos de um dia voltar á televisão?


Prieto - Ana é em qualquer circunstância uma pessoa muito especial, pois somos amigos há muitos anos e ela é uma mulher que devereia ser copiada por todos, por tantas serem suas qualidades. Fiquei feliz com sua volta á tv, quanto a mim, estou estudando algumas propostas, mas de imediato quero dar atenção á uma agenda pelo país, visitar lugares aonde tenho ido pouco e depois de cumprir esta jornada, aí sim paro e penso em tv.
 
Alex - Ana Rosa, Nelson Xavier, Lúcio Mauro, a saudosoa Nair Belo e dentre outros, são artistas espiritas. Você poderia citar mais alguns que seguem a nossa Doutrina?


Prieto - Caio Blat, Carlos Vereza, Paulo Goulart, Nicete Bruno, Glória Pires, Cléo Pires, Ana Lúcia Torres, Othon Bastos, Joanna, Rosemay, Elba Ramalho...somos muitos!

Alex - A novela "A Viagem", que fez grande sucesso no Brasil e no mundo, foi inspirada na obra de Chico Xavier "E a Vida Continua", assim como também a sua peça com o mesmo nome do livro, que lhe rendeu cerca de 250.000 expectadores. Como explicar estes "fenômenos" no teatro, quando o assunto é espiritismo?

Prieto - Porque esta é a hora, é o momento certo. Não tenho dúvidas que daqui para frente, cada vez mais o assunto sempre estará na pauta do dia. Bom para todos nós! Mais responsabilidade para todos! E Viva a Doutrina Espirita!

Alex - Como o Espiritismo entrou em sua Vida?


Prieto - Desde muito jovem sempre fui muito questionador e tive a sorte de encontar muitos livros sobre a doutrina. E abracei a idéia imediatamente, já que ali encontrei respostas para tudo e assim vivo em paz.


Alex - Como foi pisar pela primeira vez em um Centro Espirita?

Prieto - Me senti em casa, como se estivesse reencontrando velhos amigos e tive a certeza de que ali era o meu lugar.

Alex - Sabemos que você foi amigo íntimo de Chico Xavier, como era essa amizade? as visitas á ele?

Prieto - Visitar Chico eram sempre momentos de muita alegria. Ele sempre foi muito carinhoso e atencioso comigo, mas perto dele eu fazia mais silencio,  gostava de observar e aprender. Sempre foram momentos de muito aprendizado. Ele é Luz Pura!

Alex - E o seu "Projeto Renato Prieto", como tudo começou?

Prieto - Começou num grande desejo de expandir através da arte as idéias espiritas. Vi que era meu caminho e minha doce missão; foi difícil no início, mas agora já anda com suas próprias pernas.

Alex - Ainda falando sobre o seu "Projeto Renato Prieto", que possui turnês pelo Brasil todo e presente nos melhores teatros do país. Aonde mais você pretende chegar com este projeto?

Prieto -  São doze espetáculos ao todo e já ultrapassamos a casa dos 6 milhões. Viajo por todo o país e quero chegar por todo planeta via palco, video e cinema; por todos os meios possiveis. Esta foi a forma que encontrei para divulgar nossa doutrina a larga escala.

Alex - A música "Encontros e Despedidas" é cantada ao fim da peça "A Morte é uma Piada" por você e Sylvia D'Silva. Que emoção vê-los naquela perfomance. 

Prieto - Milton Nascimento vem de uma familia espirita e nesta canção está claro a mensagem sobre o plano espiritual. "Mande noticias do mundo de lá, diz quem fica..." Bom demais!

Adriana Mattos, Renato Prieto e Sylvia d'Silva 
Alex - A atriz Adriana Mattos fazia parte do elenco do espetáculo em que estamos comentando, o que ela está fazendo agora? Uma outra peça?


Prieto - Adriana precisou se afastar por um tempo e entrou no lugar dela Rosana Penna,  minha amiga-irmã com quem eu tinha feito o espetáculo "Além da Vida". Adriana está dando atenção ao seu marido e familia neste momento.

Com Werner Schünemann
Alex - Quando li "O Semeador de Estrelas", de Suely Caldas Schubert, fiquei mais encantado ainda com a pessoa de Divaldo Pereira Franco. Como foi transportar esta obra para os palcos?

Prieto - É o espetáculo que mais gosto de fazer. Devo remontá-lo para uma curta temporada em São Paulo. Sou amigo do Divaldo e ele é um dos meus maiores incentivadores. A história dele é muito teatral, muito emocionante e vamos combinar tudo isso, com muito humor.

Em "Nosso Lar" ele emagreceu 18kg
Alex - Fale um pouco sobre Divaldo.

Prieto - O maior tribuno deste planeta e o maior divulgador da nossa doutrina pelo mundo afora. Meu grande amigo.

Alex - E agora faremos um Pinga-Fogo, que não é com Chico Xavier, mas com um grande amigo dele (risos).


- Chico Xavier - PURO AMOR

- Mãe  - A BASE DA NOSSA VIDA

- Teatro - MINHA RELIGIÃO, MINHA DEVOÇÃO

- Televisão - UM BOM MEIO DE DIVULGAÇÃO, COM CAUTELA E COM OS PÉS NO CHÃO

- Livros -  A NOSSA LIBERTAÇÃO

- Cinema - A DÉCIMA ARTE

- Espiritismo - RESPOSTA / LIBERDADE / PAZ PROFUNDA

- Sonho - A OPORTUNIDADE PARA RESPIRAR EM PLANOS MAIS PROFUNDOS

- Deus - PARCEIRO SILENCIOSO / COMPARTILHAR / SIMPLICIDADE

AlexMuito obrigado Renato pela oportunidade de entrevistá-lo. Que você continue com esta humildade rara existente em você, este é o segredo de seu sucesso. Nunca irei esquecer-me do que você fez ao fim de sua peça na Obra Social Célio Lemos : Você desceu do palco e de pé na porta central, onde o público se utilizava dela para sair, lá você estava, dando um abraço em cada um, dizendo "muito obrigado" e tirando fotos pacientemente com todos que ali passavam. Este é Renato Prieto!

Prieto - Obrigado a você Alex, a todos os leitores e que sigamos em paz com esperança sempre. Obrigaduuuuu (risos)

Nenhum comentário: