10 de outubro de 2010

11 - Dia das Crianças

     Este fim de semana o que mais estamos vendo são brincadeiras, jogos e recreações em vários lugares por onde passamos, pois o Dia das Crianças está aí e muitos aproveitam para se promover ou vender.
São poucos os que pensam no verdadeiro sentido que esta data nos traz, no seu real significado, na comemoração que deve ser feita junto de nossas crianças.


     Igrejas, Templos e outras casas religiosas aproveitam também esta data para evangelizarem as crianças de uma forma mais concreta, pois nestes dias as crianças tem o feriado prolongado e seria muito bom se direcionarem á recintos religiosos para as atividades que nelas possuem, para aprenderem um pouco mais sobre o 'Papai do Céu'.

     Hoje em dia não se está apenas devendo evangelizar as crianças, mas principalmente os pais que são os responsáveis pela educação dos pequenos.
     Alguém disse "A criança é a causa e o adulto é o efeito de uma educação" e Allan Kardec complementa "A educação se bem compreendida é a chave do progresso moral".
     Não devemos hoje em dia deixar nossas crianças á mercê do mundo, principalmente deixá-las verem tudo oque querem, pois muitos pais hoje em dia ao invés de ficarem com seus filhos, os colocam na frente da tv para distraí-los. Não podemos deixar a tv ser a "babá eletrônica" de nossos filhos, devemos selecionar oque elas assistem, principalmente os comerciais de tv, onde muitas crianças aprendem desde pequenas á serem consumistas, ou muitas das vezes quererem ser adultos antes da hora.
     Na visão espirita, acreditamos na reencarnação e eis mais um motivo para educarmos bem nossas crianças, pois fazendo as contas sobre nossas idades, vejamos que tenhamos mais ou menos 60 anos de vida nesta Terra, ao desencarnarmos, ficaremos um determinado tempo no plano espiritual até reencarnarmos. Ao voltar, seremos quem? Talvez os netos dessas hoje crianças que são nossos filhos, sobrinhos, alunos...Num contexto, oque plantamos é o que colhemos e que tenhamos bons avós, sob nossa responsabilidade hoje e futuramente invertendo os papéis.


     Na questão 383 de "O Livro dos Espiritos" encontramos :
     - Qual é, para o Espirito, a utilidade de passar pela infância?
     - Encarnando-se com o fim de se aperfeiçoar, o Espirito é mais acessivel durante esse tempo ás impressões que recebe e que podem ajudar o seu adiantamento, para o qual devem contribuir os que estão encarregados da sua educação.
 
     J.Herculano Pires completa "Os pais e os professores devem ponderar sobre este item e os que se lhe seguem. O Espiritismo vem abrir um novo capítulo da psicologia infantil e da pedagogia, mostrando a importância da educação da criança não apenas para esta vida, mas para a sua própria evolução espiritual."
 
     A criança tem que ser educada, evangelizada e compreendida. Independentemente de qual religião ela faça parte, é preciso investir na moral dela, acreditando nela, principalmente quando ela conta suas histórias, sejam inventadas pela imaginação fértil que elas possuem ou quando dizem ter os famosos "amigos imaginários" que na verdade muitas vezes são reais, pois até aos sete anos de idade as percepções em uma criança são muito comuns. Um exemplo é quando os pais vão brigar e tentam esconder dos filhos ainda em tenra idade, os adultos pensam que conseguem esconder, mas na realidade, bem antes de entrarem em conflito, a criança com a sua percepção infantil já captou aquele bombardeio vibratório, que em um ambiente familiar onde exista uma criança, ela será a primeira á recebê-lo, de forma direta, pois é o ser mais sensível naquele lar.Pode-se fechar a porta ou brigar em tom de voz baixa, não adianta. A criança percebe e é ela a pior vítima nesta situação, onde o exemplo dos pais deveriam ser outros, porque muitas coisas que nossos filhos veem mesmo que sejam recém-nascidos, ficam em seu inconsciente e um dia despertam neles, causando grandes distúrbios e assim os pais acabam jogando a culpa nos filhos quando adultos, cometem algum ato incorreto.
 
     Nossos filhos já trazem bagagens espirituais de vidas passadas, por isso é que mesmo educando por exemplo 3 filhos da mesma maneira, no mesmo colégio e com o mesmo amor, um dos três acaba sendo o "ovelha negra". Este por nascer diferente e ter seu "gênio" diferente dos outros, é que requer mais atenção. Tudo isso começa na infância e dentro de casa, identificando o comportamento de nossos filhos, devemos cortar pela raiz seus vícios e defeitos, um bom exemplo para iniciar este trabalho é a evangelização em casa.
     Se você é católico, ensina-o á rezar a Ave-Maria, as orações da Igreja...se você é protestante, apresente a Bíblia para ele...não importa oque você seja, mas mostre DEUS aos seus filhos, mostre-lhes quem foi JESUS...Para nós espiritas existe o "Evangelho no Lar", onde escolhemos um dia e um horário fixo, para juntos realizarmos a leitura do Evangelho, comentá-lo, fluidificar o copo d'água e juntos aprendermos sobre Jesus. E as crianças devem gostar deste momento, para não ser cansativo e elas apreciarem este momento familiar cristão, é recomendável que façamos a participação delas importante nesta reunião, um exemplo é a leitura delas mesmo de livros infantis, destacamos o "Pai Nosso" de Meimei, psicografado por Chico Xavier. Nós aqui de casa usamos também vários livros do Adeilson Salles, pois as histórias são bem curtas e tocam direto no aprendizado da criança, explicando de maneira simples e didática oque Jesus nos ensinou, através do exemplo de seus personagens.
     É preciso imediatamente mostrar DEUS á nossas crianças, para termos um futuro melhor, com adultos de bem. Os responsáveis somos nós, começamos já, abrace seus filhos após ler esta postagem, diga-lhes "Jesus te ama e eu também", mostre oque você tiver ao seu alcance sobre Jesus, não tenha vergonha, se ela já estiver na adolescência e você nunca falou Dele para seu filho, agora é o momento, não hesite se ele disser "Mas agora pai/mãe você está falando de Cristo pra mim? Você nunca disse Dele durante toda a minha infância!" Diga-lhe cheio de amor no coração e alegria nos olhos "Nunca é tarde filho(a), assim como eu o conheci, agora quero apresentar-lhe também" Você será perdoado e será recompensado com bençãos vindas de todos os lados, pois a Evangelização é a melhor ferramente que você pode ter e dar ao seus tutelados.
 
     "Deixai vir á mim as criancinhas, pois delas é o Reino dos Céus"
      Que tenhamos nossas corações semelhantes aos delas.
      Fiquem na paz de Deus e comemore : Feliz Dia das Crianças!     
 
 

Nenhum comentário: